Venha fazer parte da KTO
x

Post de José no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Falta tempo para treinar e jogadores melhores fisicamente. Marcação alta não exige técnica, exige organização (tempo de treino) e físico (jogadores bem preparados).

Nos dois jogos para mim ficou muito claro algumas coisas relacionadas a isso:

1 - Não da para pressionar alto se o primeiro marcador for Luan/Jo. Eles são lentos para fazer o balanço e acabam deixando o campo muito aberto.

2 - O time ficou muito espaçado quando tentava pressionar. Nossa linha defensiva não subia na altura ideal, deixando um buraco no meio campo, possibilitando o time do Atlético achar um ou dois passes por ali a todo momento. Foi assim que saiu dois dos três gols, passe da zaga para o João Paulo que leva a bola ao ataque e termina em gol.

3 - O Gil infelizmente não vai conseguir estar nesse time com essa estratégia. Ele não tem mais velocidade, chega a dar dó. Está dando muito espaço e não consegue acompanhar ninguém.

em Bate-Papo da Torcida > Eu gostaria de falar sobre a ESTRATÉGIA escolhida pelo Sylvinho para...

Em resposta ao tópico:

Antes de mais nada eu gostaria de dizer que não estou aqui para defender o Sylvinho, na verdade é ele quem chegou tomando a decisão de mudar muita coisa no time, é ele quem escala, é ele quem treina, então ele tem bastante participação nas derrotas do time.

Eu também não gostaria de focar nas escalações, claro que muitos discordam das escolhas feitas pelo treinador, eu inclusive, mas penso que em um time bem armado e organizado pode entrar o jogador que for que tem que jogar direito, para isso serve um elenco.

O ponto principal de meu tópico é a estratégia adotada pelo Sylvinho para o Corinthians, que é essa pressão alta que o time vem tentando fazer durante todo o jogo. Acredito que todos notaram que desde que o novo treinador chegou o time do Corinthians quando não tem a bola joga de uma forma bastante avançada pressionando a saída de bola do adversário, algo nos dias de hoje bastante comum no futebol Europeu e que foi bastante visto por aqui nos times do Sampaoli e do Jorge Jesus por exemplo. Esta estratégia tem como intuito dificultar o adversário quando eles possuem a posse da bola os fazendo 'entregar de graça' esta posse ou até roubar a bola já no campo de ataque criando uma boa chance de gol. Normalmente as equipes que adotam esta estratégia possuem grande posse de bola e consequentemente o controle do jogo, o adversário praticamente é 'amassado' em seu campo de defesa, porém do mesmo jeito que é uma estratégia que pode ser eficiente também é arriscada uma vez que seus jogadores atuam de forma bastante avançada, e existem algumas situações primordiais para que esta estratégia seja bem executada como jogar de forma compacta, estar sempre bem posicionado, os jogadores da frente tirar a linha de passe do adversário, os jogadores de trás fazer bem a cobertura, ter o hoje famoso 'perde pressiona' para que ao perder a posse de bola ela seja rapidamente retomada, ter bom preparo físico para fazer isso durante os 90 minutos, e com a bola nos pés também é obrigatório tomar os devidos cuidados, errando poucos passes e dribles para não permitir contra-ataques e tendo uma boa cobertura para caso isso ocorra eventualmente.

Analisando os gols que o time tomou nesses dois jogos contra o Atlético, tirando o último onde o que proporcionou tudo foi uma perda de bola, nos outros dois o Corinthians fez a pressão alta, permitiu que a defesa do adversário achasse a linha de passe, o mesmo meia João Paulo as duas vezes recebebeu a bola sem marcação posicionado nas costas dos nossos volantes e deu início a um contra-ataque rápido contra poucos marcadores, o que foi fatal. Quem acompanha o Corinthians sabe que a algum tempo nosso time sempre rende melhor(ou menos pior rs) jogando fechado e contra-atacando, jogando de forma mais reativa sem ter que propor o jogo, o Thiago Nunes veio com uma forma de trabalho diferente e por vários motivos não deu certo, não existiu um equilíbrio, e foi com o Mancini dando um passo atrás que a equipe voltou a ser competitiva, pelo menos no início de trabalho.

Vejo muita gente falando em mudança no esquema tático, em 3-5-2, pode dar certo? Claro que pode pois temos jogadores com características para isso, mas mesmo com este esquema se marcar alto e errar fundamentos básicos para isso vai dar espaço ao adversário e sofrer lá atrás do mesmo jeito. Da mesma forma que se utilizar linha de quatro e jogar de forma mais recuada certamente será menos exposto, aliás, com o Fernando Lázaro jogou as duas partidas em linha de quatro e foi bem, por isso acredito que mais importante do que a formação tática e a proposta de jogo, é a estratégia utilizada, onde é necessário analisar se temos jogadores para atuar de forma mais ofensiva.

Agora neste momento o Sylvinho tem duas opções, ou permanece com sua filosofia de jogo, trabalha muito para organizar o time, e torce para conseguir resultados mesmo enquanto o time ainda está encaixando nesta nova forma de jogar, ou da um passo atrás e muda sua estratégia para que a equipe seja menos exposta e jogue de forma mais segura, porém sem essa 'modernidade' do futebol atual que está acontecendo ao menos na tentativa.

E vocês, como acham que o Corinthians deve jogar? O que mudariam neste momento?

Vai Corinthians

Responder ao post do José

Réplicas desse post

Foto do perfil de All

All 23.973 posts

@all.colatra em 04/06/2021 às 15:09

A parte sem a bola não exige técnica é verdade, mas com a bola em sua posse o time não pode errar muitos passes ou dribles que vai tomar contra-ataques perigosos, neste caso precisa ter qualidade. Outra questão é até que ponto compensa, claro que marcar alto se corre riscos, se olharmos o Atlético do Sampaoli por exemplo o time várias vezes se complicava na defesa mas as muitas chances criadas faziam com que o risco compensasse, o saldo era positivo, agora se não tiver um bom número de chances criadas acaba sendo um risco sem sentido

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Maurão da Fiel

    Já vou prever a história do Deyverson! Salvem esse tópico para o futuro

    Criado em 1 minuto por Maurão da Fiel

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Ml lou

    130 milhões em contratações, 23 mi em salários. Continuem tratando o Corinthians como coitadinho...

    Última resposta há 13 segundos por fabio pires

    12respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Terminator

    Cemitério de jogadas foi abandonado pelos fãs

    Última resposta há 37 segundos por Danilo Gutierrez

    34respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Corintiano abencoado

    Torcida do Flamengo passa vergonha com Gabigol no Maracanã

    Última resposta há 1 minuto por Andre Luis G Atalaia

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Matco

    Fora tonhao

    Última resposta há 1 minuto por Aryel Soares da Silva

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de MARIO HERMETTI CARPEGIANI

    Atenção Augusto Melo

    Última resposta há 1 minuto por Travis Bickle

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Carlos Henrique

    Depois do VP não trouxemos nenhum técnico de verdade

    Última resposta há 1 minuto por Jonathan Mello

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Márcio Bittencourt

    Isso sim! Uma Comissão técnica profissional!

    Última resposta há 1 minuto por Fabio francisco barbosa dos prazeres das chagas

    44respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Doutor Corinthians

    O técnico não faz diferença… o elenco que é o problema…

    Última resposta há 2 minutos por Filósofo Estóico

    25respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Eziel Guimarães

    O Corinthians não jogou bem perdeu isso é fato, mas você viram ou pênalti no Yuri não foi marcado

    Última resposta há 2 minutos por Gilmar Fubá

    10respostas

    acessar o tópico