Venha fazer parte da KTO
x

Bruno Mazziotti explica lesões de Renato Augusto e avalia chances de retomada do meia no Corinthians

2.6 mil visualizações 28 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Bruno Mazziotti analisou o condicionamento físico de Renato Augusto no Corinthians em 2023

Bruno Mazziotti analisou o condicionamento físico de Renato Augusto no Corinthians em 2023

Rodrigo Coca / Agência Corinthians

Chefe do departamento de Saúde & Performance do Corinthians, Bruno Mazziotti comentou nesta quinta-feira sobre a situação de Renato Augusto no Timão e as lesões sofridas pelo meia em 2023. O fisioterapeuta analisou a recuperação do camisa 8 corinthiano ao longo da temporada nas três contusões que teve.

Nós tivemos um desafio nessa temporada pela fatalidade no jogo contra o Santo André, que ele lesiona o joelho, o ligamento. Fizemos uma recuperação de duas semanas para a estreia na Libertadores. Por uma infelicidade, ele sofre uma torção e rompe o menisco. Depois disso teve uma lesão muscular na panturrilha. Esses foram os momentos de lesão do Renato”, disse Mazziotti ao canal Alambrado Alvinegro, no Youtube.

Mazziotti explicou que a minutagem de Renato Augusto na atual temporada tem sido observada de perto pelo setor de saúde do Corinthians, buscando ajudar o atleta a melhorar o desempenho nos jogos. O profissional explicou que a minutagem do meio-campista em 2023 é satisfatória caso o Timão deseje seguir com o jogador no próximo ano.

“O Renato vem de 45 jogos na temporada, e a ideia é terminar fazendo os últimos dois jogos, na temporada passada ele teve 50 participações em jogos”, comentou.

“Isso significa que hoje o Renato tem 2.850 minutos jogados. A gente tem um critério chamado KPI, nossos indicadores de performance. Se um atleta nosso com capacidade para estar jogando no time titular não completa 2.500 minutos, ele é um possível risco para a temporada seguinte, e a gente precisa olhar para ele com uma certa atenção. O estado de performance dá a possibilidade ao atleta de ir treinando e jogando. Quanto mais ele treina, quanto mais ele joga, vai criando um lastro, uma poupança física para a temporada seguinte”, explicou o fisioterapeuta.

Renato Augusto é um dos jogadores do Corinthians que mais atuou no último mês, sendo o quinto a ficar mais tempo em campo de todo o elenco. Para Mazziotti, a missão do seu departamento é potencializar ao máximo a saúde dos atletas, não sendo do seu interesse interferir em questões burocráticas, como renovação de contrato, pois o vínculo do meia termina esse ano com o clube.

Nos últimos 28 dias o Renato é o quinto atleta que mais jogou, vem de uma sequência de 16 jogos dando para ele essa robustez para terminar bem essa temporada e planejar sua carreira para o próximo ano. Não coloco sobre renovação, não é meu campo fazer isso. Não só o Renato, mas todos os atletas: é meu dever que possam terminar bem o ano para desenvolverem o futebol. Seja no Corinthians ou em qualquer outro clube da melhor maneira possível”, comentou Bruno Mazziotti.

Cenários mais graves do físico de Renato Augusto no Timão

Bruno Mazziotti aproveitou para explicar que Renato Augusto já viveu situações mais complicadas no Corinthians em relação ao condicionamento físico. Quando foi contratado pelo Timão em 2013, o atleta vinha de uma série de lesões graves que ameaçavam o futuro de sua carreira, entretanto, o tratamento foi bem feito pelos profissionais do clube alvinegro.

“Se estivesse em um outro contexto eu poderia dizer que acredito (no Renato retomar o alto nível). Nós já acreditamos antes em situações muito piores. O Renato chega em 2013 com 17 lesões em um ano e meio. Nós compramos essa briga e as coisas aconteceram”.

Posso dizer que hoje ele tem mais constância, e a reta final do campeonato favorece uma continuidade para um jogador de 36 anos. Sabendo que tudo isso tem que ser alinhado com a vontade do jogador em seguir sua rotina de preparação, de manter seus cuidados. Se tudo isso estiver alinhado, certamente o Renato tem condições de uma boa temporada. E não acredito que seja apenas o Corinthians que avalia isso, mas outros clubes também. Não só pelo nível físico que pode apresentar, mas pelos números e eficiência desportiva”.

Briga com Luxemburgo no Corinthians

Um caso que envolveu Bruno Mazziotti e ganhou muita repercussão foi a possível discussão que o profissional teve com Vanderlei Luxemburgo, ex-técnico do Corinthians. Segundo o chefe do departamento de Saúde & Performance do Timão, tudo não passou de conversas do dia a dia para planejar o trabalho.

“Não houve nenhuma briga. São conversas que nós temos para alinhar nossos processos. E isso nós fazemos sempre. O cargo te traz um desafio para isso, provocar se as nossas práticas estão sendo boas. Nós vamos discutir isso, e quando sair da sala nós vamos sair tomando a mesma direção. É assim que eu entendo que as coisas são construídas”, explicou.

Não houve nada diferente disso. E não foi um episódio de tirar o Renato por condição de jogo. A gente estava em uma reunião apontando dificuldades para um próximo jogo. Saí de uma maneira diferente, e quando você não encerra polêmica, vira motivo para especular. Não temos nenhuma rusga”, finalizou Mazziotti.

Veja mais em: Renato Augusto e Vanderlei Luxemburgo.

Veja Mais:

  • Diretoria do Corinthians define moldes para negociar Wesley

    Diretoria do Corinthians define moldes para negociar Wesley; confira os detalhes

    ver detalhes
  • Gabigol teve foto vazada com a camisa do Corinthians

    Gabigol fala pela primeira vez após foto vazada com camisa do Corinthians

    ver detalhes
  • António Oliveira correndo no gramado e passando orientações

    Corinthians ganha folga antes de semana para 'resolver a vida' fora do Brasileiro

    ver detalhes
  • Cássio diz não acreditar em transição e revela papo com Carlos Miguel sobre titularidade

    Saiba como foi a conversa entre Cássio e Carlos Miguel na mudança da titularidade

    ver detalhes
  • Felipe Longo e Cássio em treino do Corinthians no CT Joaquim Grava

    Jovem goleiro celebra bom momento no Corinthians e vislumbra chances no profissional

    ver detalhes
  • Éderson foi convocado para a Copa América de 2024

    Volante ex-Corinthians é convocado para representar a Seleção Brasileira na Copa América

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: