Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

O futebol está mudando e os técnicos brasileiros ainda não perceberam

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Oswald

Oswald 21 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 22/07/2019 às 12:12
Por Oswald Cobblepot (@cobblepot10)

Lembrando que este post é minha opinião e eu não sou dono da verdade. Posso estar enganado.

Um dos assuntos mais recorrentes hoje no futebol brasileiro são nossos técnicos. A cada rodada que se passa do Brasileirão, as apresentações de Sampaoli, a frente do Santos, e Jorge Jesus, a frente do Flamengo, colocam em cheque a capacidade e a mentalidade dos técnicos brasileiros.

A questão é: O que esses técnicos sabem taticamente, além da mentalidade ofensiva, que nossos técnicos não sabem?

Para refletir melhor sobre o assunto devemos olhar um pouco para o continente que mais se pratica o jogo bonito, a Europa, para chegarmos a uma conclusão mais detalhada.

Na Champions League passada, em que o Liverpool venceu, os 4 semi-finalistas tinham algo em comum: Todos jogavam com três volantes.

Liverpool: Fabinho, Henderson, Milner. Por vezes trocando posições com Keita e Wijnaldum.

Barcelona: Busquets, Artur, Rakitic. Por vezes entrando Vidal.

Tottenham: Sissoko, Winks, Eriksen(é meia de origem, iremos falar mais a frente sobre isso). Por vezes trocando com Dier e Wanyama.

Ajax: Schone, De Jong, Van de Beek.

- A Sr. Cobblepoot, mas jogar com três volantes não é ser 'retranqueiro'?

Depende, nação corintiana. Como disse no título, o futebol mudou.

Todos os 'volantes' desse time possuem jogadores que eram meias de origem e acabaram sendo recuados pelos técnicos.

O futebol hoje, rápido e compacto, necessita de meio-campistas que pensem o jogo e tenham bom passem, somado a uma boa marcação.

Não precisamos ir longe para ver casos como este. Aqui mesmo no Brasil temos o Diego Pituca que com Cuca era 'o famoso 10' e com Sampaoli virou primeiro volante.

Outro caso com o mesmo Sampaoli é na época que contratou o Ganso querendo o transformar em um volante, porém não deu certo porque como todo mundo sabe ganso é lento e não gosta de marcar.

Podemos citar o Real Madrid e a França. O Real tri-campeão da Champions League com Modric, Casemiro e Kroos e a França com Matuidi, Pogba e Kante.

A Alemanha de 2014 também, com Khedira, Kroos e schweinsteiger.

Cito também o melhor Corinthians que vi jogar, o de 2015. Também tinha a trinca no meio campo com Renato Augusto, Elias e Ralf. Renato Augusto é outro que também é o famoso meia-volante.

É obvio que jogar assim não é garantia de sucesso, mas os times e seleção que estão obtendo sucesso, jogam dessa forma.

- A Sr. Cobblepoot, mas esses times e seleções possuem jogadores de ótima qualidade técnica.

No Brasil como disse temos o Santos que joga dessa forma. Também o Atlético-PR e agora o Flamengo da indícios que irá atuar da mesma forma.

Criei este tópico pois vejo muitos torcedores dizendo que 'falta um 10, um meia com qualidade', quando o futebol já mudou e os técnicos viram refém dessa esquema tático que tanto necessita desse cara.

Meias-volantes ao que me parece ser, será o futuro do futebol.

Mais a frente irei fazer um tópico falando sobre o que Carille pode fazer para tentar melhorar o Corinthians.

Bom, essa é somente minha opinião. Todos vocês são livres para discordar.

Vai Corinthians!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Rafael Ferreira

Ranking: 2.399º

Rafael 1.335 posts

@rafamarques em 24/07/2019 às 13:08

Eu concordo em partes... Porque, pra mim, estes tais de 'meias-volantes' não são tão inovadores assim. Desde os tempos do Tite, (há quase 10 anos), já vemos algo, mais ou menos, assim no nosso Corinthians!

Antes as posições de um jogador eram definidas por uma zona de atuação no campo e o cara mais ou menos que ficava 'plantado' por ali... Hoje em dia elas elas perderam valor! Jogadores que, taticamente, conseguem desempenhar mais do que uma função, que conseguem ser 'meias-volantes', ou atacantes-volantes' ou até pontas-laterais', são os que estão na preferência dos técnicos.

Por exemplo, o 4-1-4-1 e o 4-2-3-1 que tanto conhecemos aqui no Corinthians, são esquemas onde se tem um meia centralizado e dois pontas mas que, atualmente, tem funções defensivas e ofensivas divididas na mesma proporção! Antes esses caras se preocupavam simplesmente em atacar!

Os técnicos brasileiros já estão bem acostumados com essa disposição tática e com esta forma de atuação... O Carille mesmo sabe fazer isto muito bem... O que na minha opinião, talvez, Jorge Jesus e Sampaoli trazem de diferente, até pela bagagem europeia onde há diferentes tipos de escolas bem próximo a eles, é fazer um time com esta disposição tática ser ofensivo também! Que, alias, é o ponto onde o Carille é mais deficiente!

Foto do perfil de Carlos Oliver

Ranking: 4.484º

Carlos 622 posts

@carlao.67 em 24/07/2019 às 11:28

O que eu penso é um pouco mais simples: não importa o esquema tático ou as características das peças em campo e sim que executem as transições de maneira correta e pra isso tem que ter qualidade de treinamento para obter uma filosofia vencedora.

Foto do perfil de Alexandre A. Justino S.c.c.p.

Ranking: 1.909º

Alexandre 1.725 posts

@alexandre.sccp1 em 24/07/2019 às 10:08

Como seria um meio de campo formado por RENE JR.(se estiver em boa forma), URSO e MATHEUS JESUS

Volantes mas com boa saída de jogo

Dos nossa meias que poderiam ser meuas-volantes vejo o contestado SORNOZA e lo pouco aproveitado MATHEUS VITAL

Foto do perfil de Daniel

Daniel 165 posts

@daniell.madera em 24/07/2019 às 10:05

Respeito a opinião do amigo, mas futebol continua sendo um jogo que ganha quem faz mais gols que o adversário... 1 x 0 dão os mesmos 3 pontos que o 6 x 0.

Não existe uma maneira 'correta' de se fazer as coisas... Existe sim a possibilidade de se conseguir vencer os jogos tendo mais posse de bola, chutando mais, criando mais... Mesmo assim é uma possibilidade de ficar mais perto da vitória.

Há mais de 10 anos temos um estilo de jogo mais brigador, defesa forte, e ataques que fazem apenas o necessário para vencer as partidas... é um estilo de jogo e uma filosofia que vem dando certo e já faz parte do nosso DNA... Seria bom ver o time jogando pra cima sempre sufocando o adversário? Seria, mas o modo como estamos jogando tem se provado mais efetivo do que em tempos em que tínhamos um time que jogava um 'futebol bonito'. E entre o bonito e o efetivo, fico com o efetivo, até porque, é um jogo, não um espetáculo!

Publicidade

Foto do perfil de Marcos De Alcantara

Ranking: 4.653º

Marcos 593 posts

@alcantarasccp em 24/07/2019 às 09:49

Interessante ponto de vista!

Vejo que o Corinthians tem um problema crônico: Encaixar os jogadores em posições dentro do esquema tático definido, sobretudo nas pontas. Veja o caso de Lucca, Marlone, Pedrinho, Vital, só pra citar alguns. Ambos se destacaram em outros times atuando pelo meio, mais centralizados. Chegaram ao SCCP e foram forçados a atuar nas pontas... Ou seja, suas melhores características foram podadas em prol de um esquema tático.

Na linha do que você discorreu penso que o Vital deveria atuar na sua posição de origem no Vasco, um misto de segundo volante e meia, um Renato Augusto, guardadas as devidas proporções. Uma saída de bola com qualidade é cada vez mais fundamental no futebol.

Foto do perfil de Carlos Roberto Da Silva

Ranking: 925º

Carlos 3.369 posts

@zeruela em 24/07/2019 às 09:41

Gostei do tópico onde mostrou acompanhar o futebol europeu que dá certo! Bom exemplos aqui..Flamengo com; Diego, W.Arao e Cuellar. (nenhum deles é camisa 10) marcam e avançam...Santos...mesma coisa, é Atlhetico...os três estão bem no brasileirão..e o último rumo a final da sulamericana com bom técnico Tiago Nunes...temos também o Fortaleza com R Ceni..bem treinado e Ceará..Anderson Moreira e Bahia com Roger...São times bem treinados..com treinadores ousados e que saíram do jogo comum e tem meio de campo forte na marcação e apoio ao ataque..ao contrário do Carille..meio de campo fraco..que não dá suporte ao ataque e não protege a defesa...minha opinião apenas também

Foto do perfil de Marcos Marques

Ranking: 318º

Marcos 7.382 posts

@valdemir em 24/07/2019 às 09:16

O Corinthians na verdade já inovou sempre com um segundo volante que sabia jogar. Vampeta, Jucilei, Paulinho, Elias, Maycon, Ricardinho, etc.

O que pega é que esse esquema precisa ter uma coisa que muitos poucos times têm: Atacantes que desequilibram, senão tiver, esquece, vira apenas um time defensivo.

Muitos times tem atacantes, mas não tem os volantes, e muitos tem os volantes e não tem atacantes. No Corinthians hoje não temos nem um nem outro.

Foto do perfil de Leandro Santos

Ranking: 939º

Leandro 3.329 posts

@leandrosjc em 24/07/2019 às 09:01

Concordo que muitos técnicos brasileiros estão atrasados.

No ENTANTO, há uma babação de ovo em relação aos técnicos estrangeiros e eu digo o por quê;

Se amanhã o Jorge Jesus recuar um meia para fazer a 'volância', ele vai ganhar uma estátua. Se um brasileiro fizer isso, será massacrado.

'ain Leandro, é c'r'aro que não'.

É mesmo?

E o que o Carille fez com o Sornoza? Não recuou ele para fazer um terceiro, e as vezes, segundo volante?

Ah, mais aí não vale, pois é o Carille.