Venha fazer parte da KTO
x
Murillo, Lulinha e a base do Corinthians
Victor Godoy

Estudante de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero e no Meu Timão desde 2022. Corinthiano e, consequentemente, fã de futebol desde pequeno. Vivendo um sonho ao trabalhar com os dois ao mesmo tempo.

ver detalhes

Murillo, Lulinha e a base do Corinthians

Coluna do Victor Godoy

Opinião de Victor Godoy

7.3 mil visualizações 50 comentários Comunicar erro

Murillo, Lulinha e a base do Corinthians

Murillo se enquadra na mesma situação de diversos jovens da base do Corinthians

Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians

Robert Renan, Mantuan, Pedro, Adson e agora Murillo. Esses são os jovens que o Corinthians se desfez na atual temporada. Além dos valores, no mínimo, questionáveis, incomoda a falta de uma perspectiva a longo prazo desses jogadores dentro do Parque São Jorge. Nada mais é que um retrato atual da base alvinegra, que nunca deixou de ser assombrada pelo “fantasma” do Lulinha.

É como se o clube não confiasse em seus jovens jogadores. Há um temor constante de que o atleta não dê certo, justificando a ideia de que é necessário se livrar o quanto antes. É como se fosse uma bomba relógio que nesse caso impede que muitas vezes o Timão conte com excelentes jogadores no médio prazo. A fala do presidente Duilio Monteiro Alves sobre a venda de Pedro por 9 milhões de euros, 7,5% do valor de sua multa rescisória, citando Lulinha é sintomática.

Engana-se quem pensa que essa descrença é exclusiva da diretoria. A torcida tem boa parte dessa culpa. Parte da Fiel torce mais para acertar que determinado jogador é ruim do que para que ele dê certo defendendo o clube.

Não precisa regredir muito para encontrar casos como esse. Cauê, atacante promovido por Mancini em 2021, foi trucidado por fazer 14 jogos ruins no profissional e hoje está próximo de ser anunciado pelo Benfica, de Portugal. O Corinthians não vai ganhar nada no negócio.

Até o início de 2023 Adson era considerado um jogador que não tinha dado certo para parte da torcida. Agora, os mesmos reclamam do clube vendê-lo por menos de R$ 30 milhões. A próxima vítima parece ser Biro, de 19 anos e 17 jogos no profissional.

Quando se fala de base, não é tão simples mensurar quanto esses jovens podem render tanto em campo quanto financeiramente. Não é todo dia que aparece um Moscardo, que mal subiu e já tomou conta da posição. Até mesmo o Murillo só veio a ter destaque em seu último ano de base. No Brasil há esse péssimo costume de ser imediatista com jovens jogadores. Ou deu certo ou deu errado. Não existe meio termo.

O Corinthians só vai começar a colher os frutos de sua base quando superar o “fantasma” do Lulinha. Para isso, cabe à diretoria investir em setores responsáveis por lidar com suas crias, os treinadores terem confiança e dar chance a esses atletas e a torcida ter paciência.

Veja mais em: Base do Corinthians, Corinthians Sub-17, Corinthians Sub-20, Mercado da bola, Diretoria do Corinthians e Torcida do Corinthians.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Victor Godoy

Por Victor Godoy

Estudante de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero e no Meu Timão desde 2022. Corinthiano e, consequentemente, fã de futebol desde pequeno. Vivendo um sonho ao trabalhar com os dois ao mesmo tempo.

O que você achou do post do Victor Godoy?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Sidnei

    Ranking: 1700º

    Sidnei 1228 comentários

    @sidnei.de.oliveira.s em

    Melhor opinião que li, não tenho uma vírgula pra acrescentar, post perfeito.

  • Foto do perfil de Leandro

    Ranking: 43º

    Leandro 18291 comentários

    @leandro.ferreira.da3 em

    Esse é o resultado de ter uma diretoria amadora e um departamento de futebol defasado, incapaz de fazer uma avaliação técnica de qualquer atleta que sobe da base. Torcida criticar, pegar no pé, ter mais ou menos paciência com esse ou aquele, é normal, todas são assim. Mas só no Corinthians que por falta de gente capacitada na administração e no futebol, se deixam guiar pelo feedback do torcedor, da imprensa e do mercado. E obviamente, que se os europeus puderem pagar o menor valor possível pra levar, assim o farão.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Leonardo

    Leonardo 15 comentários

    50º. @leonardo-teixeira1 em

    Infelizmente o Corinthians é um clube que não entende a base, os jogadores são promovidos apenas em momentos de pressão para tornarem-se mais jogadores na rotação do elenco, mas obviamente não estão prontos, como devemos esperar de jogadores de base.
    É necessário paciência, mas consistência de minutos para que os jovens se desenvolvam corretamente, mas infelizmente o próprio Corinthians coloca seus jogadores em situações com prazo de validade, são vendidos caso se destaquem e queimados caso não superem os titulares que já são jogadores formados e experientes.

  • Foto do perfil de Eric

    Eric 122 comentários

    49º. @eric.nagao em

    Não fui a favor da contratação do Luxemburgo, e acho que foi mais por necessidade mesmo, mas ele teve mérito ao usar os jogadores da base.

    Os times no Brasil estão tão endividados que para ter fluxo de caixa, precisam vender. Isso é recorrente e vem de muitos anos. Não vemos mais um Rivellino, Wladimir, Zé Maria, Biro Biro que ou eram revelados no clube ou vinham de times menores, mas que permaneciam muitos anos no elenco.

    O Cássio é meu ídolo, mas pensa num time que contasse hoje com Wéverton, Marquinhos, Éverton Ribeiro, Pedrinho, Arana... Eram caras que poderiam tranquilamente chegar a mais de 500 partidas pelo time, ganhando títulos e gerando rendimento mesmo sem serem vendidos. Mesmo o Jô que foi revelado 20 anos atrás. Se tivesse permanecido dos 16 aos 36, quantos gols, títulos e jogos esse cara não teria pelo clube? Aí o último cara que deve ter marcado mais de 100 gols foi o Marcelinho, milhares de anos atrás...Enfim, é utopia, mas tem muito brasileiro voltando e estrangeiros vindo para o Brasil (mesmo europeus!). Agora seria uma boa hora para tentar manter os caras por mais tempo.

  • Foto do perfil de Vitor

    Vitor 60 comentários

    48º. @vitor.gabriel2 em

    Realmente temos culpa mesmo

  • Foto do perfil de Gustavo

    Ranking: 4296º

    Gustavo 500 comentários

    47º. @gustavo.de.andrade1 em

    Biro podia virar volante

  • Foto do perfil de Thiago

    Ranking: 994º

    Thiago 1907 comentários

    46º. @thiago.fernandes.cei em

    Post interessante, mas também, não somos tão cegos assim, tem jogador da base, que realmente é horrível, quanto antes vender, melhor, a venda do Adson, foi boa, não é jogador para Corinthians, como O Biro, Giovane, dentre outros, vai se desfazendo e dando chances a outros jovens, uma hora acerta, vide Moscardo, Murilo, Wesley...