Venha fazer parte da KTO
x
Corinthians recebe a menor punição possível - e tem três reforços para estrear
Tomás Rosolino

Tomás Rosolino é jornalista faz um tempo. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, ex-Agora SP e Gazeta Esportiva. Hoje no Meu Timão. Vejo muito esporte, todo dia, o dia todo.

ver detalhes

Corinthians recebe a menor punição possível - e tem três reforços para estrear

Coluna do Tomás Rosolino

Opinião de Tomás Rosolino

45 mil visualizações 137 comentários Comunicar erro

Corinthians recebe a menor punição possível - e tem três reforços para estrear

Rodrigo Garro se lamentando durante jogo do Corinthians contra a Ponte Preta

Foto: Danilo Fernandes/Meu Timão

O Corinthians já perdeu, pelo menos, metade dos jogos da primeira fase do Campeonato Paulista. Seis derrotas em dez jogos em qualquer torneio já é impensável para o clube, ainda mais no Estadual. Ser punido com a ausência na segunda fase da competição, porém, é a menor pena possível para esse começo de ano horroroso do Timão.

É bom ressaltar que essa conta não é do António Oliveira, do Garro e, diria, até de alguns dos reforços. A demora para estrear as contratações, o trabalho ruim do Mano Menezes e o planejamento cheio de lombadas são os principais fatores. Agora, porém, é necessário que todos tenham em mente a cabeça no futuro.

Sim, a classificação ainda é possível, mas eu não acredito que vá acontecer. Não acreditava nem em caso de vitória contra a Ponte Preta, imagina agora. O ano, no entanto, não termina em fevereiro - e parece reservar algo bem melhor do que se vislumbrava há três semanas. Três nomes ainda podem ajudar nesse começo.

O primeiro é obviamente Igor Coronado, já apresentado e que deve marcar presença contra o Santo André. O segundo é o zagueiro Cacá, uma aposta para uma zaga que precisa de certezas - mas que vai se contentar com isso. O terceiro, pra mim, é Paulinho, que pode dar a um time repleto de recém-chegados e fome, o exemplo de um campeão pelo clube.

Paulinho está longe de ser o que já foi, mas mesmo ano passado foi o único, por exemplo, capaz de fazer um gol no mata-mata contra o Ituano, no Paulista. Depois, como primeiro volante teve boas atuações em confrontos difíceis frente a Atlético-MG e Flamengo. Pelos relatos, está animado a voltar e confia que pode oferecer muito ao Corinthians. Eu dou a ele o benefício da dúvida.

O Corinthians, vale frisar, tem um time. Garro é o esteio técnico e até físico da formação atual. Wesley é um fenômeno e precisa ser tratado como tal. Félix chegou no meio de um furacão, já fez 11 jogos e, diante da Ponte, teve grande atuação. Raniele mantém alto nível desde que chegou. Outros vão compondo a equipe e a identidade parece clara.

Não, o Corinthians não está pronto para ganhar. Falta bastante coisa, o time tem pouca qualidade técnica para o nível de enfrentamento e vai ter de torcer para Igor Coronado adaptar-se tão rapidamente quanto Garro. Dois meias com boa qualidade de passe e boa bola parada podem ser o que falta pra esse time fazer uma campanha segura no Brasileiro e atacar as Copas (do Brasil e Sul-Americana).

Não esperem grandes tabelas, longas posses para cansar o adversário e movimentação desconcertante do ataque. Cobrem marcação pressão, bola parada forte, transição rápida e muita intensidade para recuperar a bola. Essa é a marca que António quer implementar no time - e que esse elenco é capaz de oferecer.

Por fim, fica a dica que, eliminado ou não do Estadual, o Timão tem o que fazer antes da estreia no Brasileiro. Joga a enorme e difícil segunda fase da Copa do Brasil, fora de casa e sem vantagem do empate, e abre a fase de grupos da Copa Sul-Americana - na qual ser primeiro garante duas semanas a mais de descanso quando o calendário tiver explodindo. O ano apenas começou.

Veja mais em: Campeonato Paulista e António Oliveira.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Tomás Rosolino

Por Tomás Rosolino

Tomás Rosolino é jornalista faz um tempo. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, ex-Agora SP e Gazeta Esportiva. Hoje no Meu Timão. Vejo muito esporte, todo dia, o dia todo.

O que você achou do post do Tomás Rosolino?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Eduardo

    Eduardo 1 comentário

    @emachado em
    Não esqueca do Palacios, esse sim esta fazendo uma falta tremenda...nem jogou direto...nossa lateral esquerda não existe! Hugo e Caetano já vimos que não vai dar ceto.
  • Foto do perfil de Michel

    Michel 27 comentários

    @michel.amaciel em

    DUÍLIO MONTEIRO ALVES: o maior culpado não foi nominado por que?

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Jurandir

    Jurandir 153 comentários

    137º. @souzanene em

    Esse time já vem sendo mal gerenciado há muito tempo, não é só no mandato do Duilho não já vem lá de trás, precisamos mudar tudo o futebol esta mais dinamico e evoluido mas as gestões até agora (antes do Augusto melo não via isso e se acomodava) vamos mudar

  • Foto do perfil de Jurandir

    Jurandir 153 comentários

    136º. @souzanene em

    Tenho certeza que se der tempo e apoio para esse técnico, esse time vai crescer muito, vamos deixar o homem trabalhar

  • Foto do perfil de Jurandir

    Jurandir 153 comentários

    135º. @souzanene em

    Precisamos ter muita paciência nesta fase, o Corinthians na realidade esta montando um novo time, ainda vai demorar para muitos jogadores entrar no ritmo e se entrosar no time, vai depender muito da qualidade técnica de cada jogador somado com a garra que costumeira do Timão e muito apoio da torcida que tenho certeza é uma que mais apoia o time do que as outras é só o começo, vai Timão!

  • Foto do perfil de Luis

    Luis 3 comentários

    134º. @pralbano em

    Wesley é fenômeno, pelo amor de Deus que exagero, no Derby foi anulado, menos né, e nem cita o Romero que em live você disse ser um jogador fraco, porém sempre bem posicionado e que não deveria ter saído contra a Ponte.
    Mas vocês são jornalistas né kkkk.

  • Foto do perfil de Juliane Bauer

    Ranking: 7781º

    Juliane 238 comentários

    133º. @juliane-bauer10 em

    Concordo com você