Venha fazer parte da KTO
x
Quem lembra do Neto no auge?
Memória Fiel

Nostalgia alvinegra que vai além dos jogos, gols e súmulas. Aqui reviramos os arquivos para reencontrar as várias pequenas histórias e detalhes que formam a gigantesca história do Corinthians.

ver detalhes

Quem lembra do Neto no auge?

Coluna do Juliano Barreto

Opinião de Memória Fiel

7.3 mil visualizações 115 comentários Comunicar erro

Quem lembra do Neto no auge?

Neto no auge, em 1991

Foto: Reprodução/Revista Placar

Hoje em dia é difícil para o corinthiano separar o jogador Neto do comentarista e apresentador. O antigo camisa 10 do Timão passa várias horas por dia falando na televisão, no rádio, no YouTube, e acaba dando opiniões que irritam até quem era seu fã nos tempos áureos. Ao mesmo tempo, quem nunca teve a oportunidade de ver o cara jogar, só conhece um lado da história.

Por isso, resgato aqui uma edição especial da "Placar" de Maio de 1991 (que tinha os corinthianos Juca Kfouri como diretor editorial e Celso Unzelte, como um dos editores). Na revista, o craque corinthiano dividiu espaço com estrelas de primeira linha do futebol mundial da época como Maradona, Careca, Roberto Baggio, Gullit, Vialli e Bebeto. Motivos para colocar o corinthiano na capa não faltavam. Além de campeão e habilidoso, Neto vivia uma rara fase de consagração. Depois de ser o principal nome do Campeonato Brasileiro de 1990, o meia provava que continuava a jogar muito: até a 16ª rodada do Brasileirão 91, já havia marcado oito gols.

A matéria sobre a trajetória de Neto, com a manchete "Neto - Um Craque Explosivo", resumia bem o cenário daquela época: "O meia costuma se posicionar na linha central do campo, desloca-se pouco e, quando o faz, normalmente fica próximo às laterais. Marca ocasionalmente e jamais corre em vão. Descrito assim, ele nem sequer conseguiria jogar na segunda divisão, mas os torcedores corinthianos não os trocam por ninguém. Afinal, com a bola no pé esquerdo, José Ferreira Neto é capaz de fazer lançamentos milimétricos, dar passes precisos para os atacantes e deixar os goleiros adversários enlouquecidos com seus chutes de bola parada."

Os anos seguintes não seriam tão gloriosos, culminando com uma saída melancólica do Corinthians em 1993. Mas isso é assunto para outro dia. Por ora, só queria saber duas nos comentários (ou pelo Twitter): Você lembra do Neto no auge? Qual foi o gol ou lance do Neto que mais te marcou?

Vou garimpar as respostas para depois ir atrás de reportagens da época relembrando esses lances e fazer outro post com os melhores momentos do Xodó da Fiel.

Veja mais em: Ídolos do Corinthians.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Juliano Barreto

Por Juliano Barreto

Jornalista, biógrafo, maloqueiro e sofredor. Desde 1993 recorta jornais, revistas e guarda tudo relacionado ao Coringão. Neste blog, vamos tirar a poeira desses arquivos e matar as saudades.

O que você achou do post do Juliano Barreto?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Daniel

    Ranking: 834º

    Daniel 2144 comentários

    @daniel.nakama em

    ÊEEE Saudades!
    Os mais novos lembram da Liberdadores.
    Os mais vividos lembram de 90.
    E os sortudos lembram de 77 né?

    Estou nos vividos:
    Era Ronaldo no gol, Paulo Sérgio na ponta, Tupazinho na sorte e Neto. O Neto.
    Tínhamos um bom zagueiro Marcelo Djian e o Wilson Mano que jogava onde precisava. E todos tinham garra e todos eram A Fiel!

    Por isso que não vejo o Neto na TV.
    Guardo ele como o jogador do Corinthians!

    Parabéns pelo post!

  • Foto do perfil de Hudson

    Hudson 1 comentário

    @hudson.almeida1 em

    Olha, a idolatria que o Neto despertava nessa época acho que só foi igualada (superada?) pelo Marcelinho Carioca. Para os mais novos terem referência, Tevez e Ronaldo Fenômeno não chegaram nem perto. E para os nó cego que nem viram o cara jogar e os que não sabem separar o jogador do apresentador, é só ver uma coletânea de lances dele pra dizer se jogou bola ou não.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Antonio

    Ranking: 84º

    Antonio 9941 comentários

    81º. @antonio.godoy.junior em

    Caro Juliano lembro de muitos gols e assistências que ele Neto teve participação porém gol que ficou na memória é o contra Gilmar Rinaldi no Maracanã contra o menguinho de falta no meio da rua (campo) um golaço naquele ano 1990 a maioria dos jogos definimos a classificação fora de casa e Neto carregou o time, vai Corinthians

  • Foto do perfil de JULIO

    Ranking: 1564º

    Julio 1324 comentários

    80º. @julio.mfm em

    Eu lembro muito bem. Alias com quase 6.2 lembro de muito mais kkk
    Neto realmente foi decisivo em 1990...Tupãzinho o talismã, e o time ra todo raça e coração na ponta da chuteira...Neto fez gols incríveis...
    NETO em 1990 foi o cara! Depois voltou a ser o Neto de antes 1990. Pena!

  • Foto do perfil de Jorge

    Ranking: 4024º

    Jorge 536 comentários

    79º. @jorge.goncalves.de.s em

    O Neto foi um jogador comum de uma única temporada como centenas aparecem todos os anos!
    O Neto comentarista ainda é pior do que o Jogador!

  • Foto do perfil de marcos

    Ranking: 439º

    Marcos 3568 comentários

    78º. @escolhaideal em

    Segundo o Neto o auge dele está sendo agora. Com o microfone nas mãos enchendo os bolsos, e sendo um fenômeno midiático. Então o certo não é quem lembra e sim quem gosta do Neto, e suas manobras televisivas

  • Foto do perfil de Glauber

    Ranking: 3128º

    Glauber 696 comentários

    77º. @glauberfininho em

    Ele na TV poderia durar o tempo do auge dele, 1 ano no máximo. Do meio de 1990 até o meio de 1991. Hoje dói ver o Neto que era um jogador mediano falar de jogadores que são infinitamente melhores que eles. Babam ovo do Neto porque de vez enquanto ele fala do Corinthians como torcedor, mas jogar mesmo só em 90. O primeiro título realmente foi muito por culpa dele, mas foi só isso que fez a carreira toda. Marcelinho mil vezes melhor e mais ídolo que ele.