Venha fazer parte da KTO
x
Alexandre Pato foi recusado por diversos clubes antes de parar no São Paulo
Marco Bello

Setorista do Corinthians desde 2009 pela Rádio Transamérica, Marco Bello acompanha o dia a dia do clube

ver detalhes

Alexandre Pato foi recusado por diversos clubes antes de parar no São Paulo

Coluna do Marco Bello

Opinião de Marco Bello

28 mil visualizações 139 comentários Comunicar erro

Alexandre Pato foi recusado por diversos clubes antes de parar no São Paulo

Alexandre Pato em jogo do Corinthians

Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

No início de 2014, o presidente Mario Gobbi decidiu que renovaria o elenco do Corinthians. Para isso, contratou Mano Menezes e deu autoridade total para o treinador dispensar atletas, mesmo os considerados “medalhões” do elenco.

O estopim para que a renovação se efetivasse foi a invasão de torcedores ao centro de treinamentos do clube, no dia 1º de fevereiro. Os invasores entraram no CT gritando principalmente contra Emerson Sheik e Alexandre Pato.

Mas poucos sabem que os dois jogadores já estavam na lista de dispensa de Mano Menezes para deixarem o Timão. O empréstimo de Pato só foi efetivado uma semana após a invasão, mas já estava sendo tratado desde o início do ano.

A história da chegada de Pato ao Corinthians, a compra junto ao Milan e o pênalti desperdiçado contra o Grêmio na Copa do Brasil são assuntos exaustivamente divulgados. Mas o custo real mensal de Pato ao Corinthians sempre foi tratado como segredo.

Pois bem, parte dos vencimentos do jogador eram pagos em carteira de trabalho, a chamada CLT, e parte como direito de imagem. A parte da CLT correspondia a cerca de 60% do total, o que acarretava em cerca de 18% a mais em impostos. Com os outros 40% restantes do direito de imagem mais os impostos (menores, é claro) desta parte, o total gasto pelo clube com Alexandre Pato chegava a quase UM MILHÃO DE REAIS mensais.

O presidente Mario Gobbi, após ouvir um “ok” de Mano Menezes, solicitou aos diretores e integrantes da comissão técnica que começassem a estabelecer contato com outros clubes para saber de um possível interesse no jogador.

O Corinthians toparia um empréstimo, troca, ou qualquer coisa que fizesse Pato jogar em outro lugar e que barateasse a folha salarial. Dois dos clubes procurados foram Cruzeiro e Flamengo. O primeiro recusou de cara. Marcelo Oliveira não achou necessária a contratação de Pato. A equipe carioca se interessou pelo atleta, mas quando ficou sabendo dos valores envolvidos desistiu do negócio.

Alexandre Pato foi oferecido também a vários outros clubes, quase todos os grandes do futebol brasileiro, mas nenhum se interessou.

Daí surgiu a ideia do São Paulo. Mano Menezes precisava de um meia, um camisa 10. E não é segredo a admiração do treinador por Jadson, jogador convocado por ele até para a seleção brasileira. E então o contato foi feito com um ex-jogador de futebol, que atuou no Corinthians e no São Paulo, para que fizesse a intermediação do negócio.

As conversas começaram em janeiro, muito antes da invasão da torcida ao CT. Resolvidos todos os detalhes, no dia 6 de fevereiro os dois clubes bateram o martelo, e o Corinthians diminuiu um gasto de cerca um milhão para quatrocentos mil reais mensais.

Negócio bom, negócio ruim? A opinião é de cada um.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Marco Bello

Por Marco Bello

Marco Bello é jornalista, apresentador e repórter da Rede Transamérica de Rádio, setorista do Corinthians desde 2009

O que você achou do post do Marco Bello?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Rodriane

    Ranking: 31ª

    Rodriane 1423 comentários

    @rodriane.dl em

    E pensar que n quis pagar 8 milhões de Euros pelo Carlitos na época, dá vontade de chorar. O Gobbi n serve nem p ser síndico aqui do prédio.

  • Foto do perfil de Uriel

    Ranking: 3619º

    Uriel 602 comentários

    @coutinho88 em

    Prejuízo na compra, no empréstimo e numa futura venda (se não sair de graça).

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Renan

    Renan 53 comentários

    101º. @renan.bushido em

    Que jogador é esse que intermediou a negociação do Pato? Futebol está cheio de "intermediários". Como um jogador que saiu da base e o clube detém somente 30% dos direitos sobre o jogador? (Malcom). Está errado! Esses intermediários colocam o jogador no clube (ele merece estar no time, pois está jogando bem), mas ainda o clube paga pelos serviços dele (o salário, que envolve também comissões dos mesmos). O garoto ganha visibilidade no mundo do futebol e o clube fica somente com o farelo dessa bolada?

  • Foto do perfil de Willian

    Willian 13 comentários

    100º. @willian.peixotto em

    Tá no time certo agora!

  • Foto do perfil de Vagner

    Ranking: 16º

    Vagner 31639 comentários

    99º. @vagner.silva13 em

    O pior é ter gasto 40 milhões com um cara desse, e depois ele jogar nos bambis, e ainda nós pagar o salário dele

  • Foto do perfil de Monica

    Monica 61 comentários

    98º. @mosantorm em

    Hoje o Pato é reserva do Osvaldo no SPFC #PatoLixo.

  • Foto do perfil de Juscelino

    Ranking: 3108º

    Juscelino 704 comentários

    97º. @karabschevsky em

    Engraçado é que basta dar uma olhada nas manchetes "Pato no Corinthians" pra ver a euforia da galera, quase unânime. Eu achei uma aposta arriscada, mas não me parecia mau negócio se a fisioterapia conseguisse recuperar. Conseguiu, mas infelizmente não rendeu nem 10% do que se esperava. Só que é fácil bancar o espertão depois que as coisas aconteceram.
    Dadas as circunstâncias, o empréstimo não foi mau negócio (após a onda de protestos). Do modo que as coisas estavam indo, o mais provável é que ele ficasse afastado. O Gobbi também iria ter uma pressão política monstra por causa disso. Achei compreensível, embora a maioria caia matando em cima desse fato.