Venha fazer parte da KTO
x
Não é só sobre a eliminação do Corinthians no Campeonato Paulista
Ana Paula Araújo

Engenheira de formação, mas corinthiana de alma. Deixei a profissão para fazer parte dessa família desde 2013.

ver detalhes

Não é só sobre a eliminação do Corinthians no Campeonato Paulista

Coluna da Ana Paula Araújo

Opinião de Ana Paula Araújo

4.0 mil visualizações 56 comentários Comunicar erro

Não é só sobre a eliminação do Corinthians no Campeonato Paulista

Fausto após chance desperdiçada no jogo entre Corinthians e Ituano

Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians

A eliminação precoce do Corinthians no Campeonato Paulista aliada ao fato de ter sido para um rival que quase caiu e ainda possuía a pior defesa da competição inflamou a Fiel. E com razão. Apesar disso, uma parcela dos torcedores, é claro, discorda de todo esse fuzuê e o considera um exagero. A maior parte dos argumentos para a discordância transita entre "era só o Paulistinha", "não é o fim do mundo" e "precisa de tempo".

Realmente, uma eliminação no torneio estadual não era para ser o fim do mundo e não é mesmo. Mas quanto tempo mais será dado ao Corinthians? Digo isso não me referindo à figura do Fernando Lázaro e ao time, mas ao clube em si. Quanto tempo mais será necessário para colocar a casa dia e os resultados aparecerem? 23 anos talvez?

Não, o torcedor não merece isso.

O grande problema, que é muitas vezes mascarado pelos resultados ruins em campo, é a gestão. É através dela que toda avalanche se forma e vai ganhando força com o passar do tempo. Começa ali com uma pequena bolinha de neve e vai se tornando mais avassaladora. O treinador vira o alvo principal de toda fúria e crítica e os gestores vão passando ilesos, podendo perpetuar seu poder dentro do clube de forma legal e estatutária.

E é horrível pensarmos isso quando o Corinthians flertou com uma reestruturação lá em 2009. Chegou ao ápice técnico, do poderio marketeiro e arrecadação em 2012 e foi perdendo força, mesmo que alguns títulos ainda viessem, para jogar para escanteio a situação extra-campo.

Eu mesma fui uma das enganadas. Os títulos se empilhavam e ficava tudo bem, afinal, eu estava feliz.

Agora a gente sabe e fica cada vez mais nítido através do sucesso de nossos rivais que o que rola fora de campo interfere diretamente nos resultados que, por sua vez, fazem a situação melhorar mais no tocante ao financeiro e o círculo se fecha e se repete.

Sucesso em campo ➡ dinheiro ➡ boa gestão ➡ bons jogadores ➡ sucesso em campo

É uma equação simples se resolvida por quem entende do negócio.

Entretanto, se é decidido "premiar" um jogador que ganhou um troféu importante aqui com um cargo no clube, não vai dar bom. A não ser que a pessoa em questão se especialize, passe por estágios e clubes menores e cumpra todo processo de um trabalhador normal.

Emerson Sheik, Alex, Vilson são exemplos de que os que dão certo são exceções e não regra.

Guardo uma frase comigo quase que como um mantra. Ela diz que toda unanimidade é burra e eu concordo muito.

Eu concordo com isso quando você vem aqui e tem todo espaço para discordar das minhas colunas sendo respeitado. Concordo também quando você não considere que ser eliminado pelo Ituano seja algo realmente para tanto barulho. Concordo ainda mais quando vejo a Renovação & Transparência sendo a unanimidade dentro do Corinthians.

É preciso mudar. Mudanças nos tiram do conforto, nos obrigam a abrir os olhos para novas perspectivas e nos instigam a ter ideias novas.

O Corinthians precisa de mentes inovadoras, competentes e qualificadas para sair dessa fase terrível.

Então, não é o fim do mundo perder para o Ituano, mas pequenos "fins do mundo" vão se aglomerando e se tornando esse apocalipse cada vez mais anunciado.

Perder para o Guarani foi um pequeno fim do mundo. Para o Tolima outro. Para o Del Valle. Sair em duas pré-Libertadores. Ser processado por falta de pagamento. Correr enorme risco de ficar fora de uma competição que premia muito bem. Fechar com parceiros duvidosos... Eu ficaria horas aqui escrevendo se fosse falar sobre tudo.

Por conta disso, querido leitor, fazendo jus ao meu mantra, te convido a elencar quais seriam os benefícios que essa eliminação precoce trará ao Corinthians que as tantas outras vexatórias dos últimos anos não trouxeram.

Fiquem à vontade para tentar.

Veja mais em: Campeonato Paulista.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna da Ana Paula Araújo

Por Ana Paula Araújo

Engenheira de formação, mas corinthiana de alma. Deixei a profissão para fazer parte dessa família desde 2013.

O que você achou do post da Ana Paula Araújo?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de João

    Ranking: 170º

    João 6279 comentários

    @joao.sanches1 em

    A eliminação precoce traz de bom justamente o quê você disse no texto. Mais reflexão e menos enganação! Essa eliminação deverá ao menos para pressionar os dirigentes a se mexerem mais e o grupo a se aprimorar.

  • Foto do perfil de Rosendo

    Rosendo 21 comentários

    @rosendo.garcia.cunha em

    Concordo plenamente com tudo que ela expôs. Já passou da hora de ocorrer profundas mudanças no modo de administrar um GRANDE clube como o CORINTHIANS. A administração tem que ser a mais PROFISSIONAL em todos os setores num clube que tem a MAIOR TORCIDA DO Brasil, queiram ou não queiram os anti-corintianos. Reformulação total da área social. Separação do futebol. E se não tiver outro jeito, que venha uma SAF com muitos estudos e critério para tornar o TIMÃO o MAIOR E MELHOR do Brasil. Tem tudo para ser. Como diz um ditado dos tempos dos meus avós "O PIOR CEGO É AQUELE NÃO QUER VER".

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Márcio Ortis

    Ranking: 6686º

    Márcio 293 comentários

    56º. @marcio.ortis1 em

    Concordo com suas palavras. Mas algumas coisas precisam ser ponderadas...
    Não sou defensor da renovação e transparência, mas estruturalmente o que fizeram entre 2007 e 2023 é algo enorme. Todos falam que CT, Arena, fisiologia tudo de primeiro mundo e antes não havia nada. Ônus CT da base que precisa acabar e nunca acaba.
    Eles cometeram muitos erros, principalmente nos tempos que conseguimos times competitivos no qual temos o time de 2015 como exemplo, que encantou. O time foi todo vendido e a arrecadação foi pífia, pois o % dos jogadores era muito pequeno, era time de empresário! Para poder conseguir isso acabaram não pagando impostos importantes, fazendo empréstimos, não pagando o que achava que estava certo sem deixar o valor total depositado em Juízo (direitos de imagem) fazendo a dívida alavancar. O preço da remontagem do time pra 2016 que foi bom no papel mas não deu sucesso foi fator muito relevante

    Outro fator, os únicos "rivais" de real boa "gestão" são Palmeiras e Flamengo. Palmeiras alavancado por Paulo Nobre e depois Crefisa que colocou dinheiro como louco, mas só teve real resultado com o treinador atual que foi muito competente. Para o Flamengo foi beneficiado pelas inúmeras vendas astronômicas como Vinícius Jr. Paquetá, Vizeu entre outros. O Futebol é cíclico e mais alguns anos esses times vão cair. Atlético - MG não ponho na lista, pois se não fosse o empresário por dinheiro não teria time.

    Minha opinião Andrés primeiro mandato foi muito bem, mas a arena o modelo negócio foi atrapalhado por situações políticas com o Haddad não assumindo o custo da arquibancada Móvel que tinha sido combinado com Kassab, Aurélio Miguel entrando com processo pra barrar o CIDs e Crise econômica mundial
    Roberto de Andrade e Mário Gobbi surfaram na onda e nada fizeram para elevar o clube,
    Andrés então entrou e foi desastroso, muito pelos antecessores que são seu aliados
    Duilio vejo como tentando por a casa em ordem, o mais próximo de gestão profissional até aqui.

  • Foto do perfil de Renato

    Ranking: 8323º

    Renato 216 comentários

    55º. @renato.guimaraes4 em

    Corinthians não tem time competitivo desde 2017. Aliás, naquele ano, tivemos um time competitivo por um acaso do futebol, já que começamos o ano como quarta força e desacreditado. Mas, o que é pior, desde aquela época, nossa dívida dobrou! Esse duilio diz que reduziu a dívida, só pode ser piada! Reduziu em quanto? 10 milhões? Isso, em um montante de quase 1 bilhão, é uma mixaria!

  • Foto do perfil de Paulo

    Paulo 111 comentários

    54º. @paulo.akira.eyzano em

    Que diretoria amador inventaram Coelho, Silvinho, VP era bom técnico fizeram de tudo para renovar agora Lázaro e piada seis anos perdidos

  • Foto do perfil de Orlando

    Ranking: 4654º

    Orlando 452 comentários

    53º. @orlando.santana3 em

    Concordo em partes com a visão da Diretoria que não adianta fazer "investimentos desproporcionais" a capacidade de geração de receitas do Clube.

    Pagamos hoje um custo altíssimo que foi a construção de nosso estádio, e precisamos ajustar melhor a nossa folha salarial, com a constante "limpeza de atletas supérfluos" ao Clube, versus a renovação de forma profissional de nosso elenco, com a utilização smpre que possível da nossa Base.

    Somente assim, nesse momento possamos como torcedor, almejar vitórias e alcançar títulos.

  • Foto do perfil de VAR

    Ranking: 1130º

    Var 1724 comentários

    52º. @calj14 em

    Enorme risco de ficar fora da Copa do Brasil?
    Esse argumento você usou só pra tumultuar.