Venha fazer parte da KTO
x
A queda de desempenho do Corinthians contra o São Paulo em jogos recentes é muito preocupante
Ana Paula Araújo

Engenheira de formação, mas corinthiana de alma. Deixei a profissão para fazer parte dessa família desde 2013.

ver detalhes

A queda de desempenho do Corinthians contra o São Paulo em jogos recentes é muito preocupante

Coluna da Ana Paula Araújo

Opinião de Ana Paula Araújo

3.6 mil visualizações 37 comentários Comunicar erro

A queda de desempenho do Corinthians contra o São Paulo em jogos recentes é muito preocupante

Giuliano durante duelo entre Corinthians e São Paulo

Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

O próximo adversário do Corinthians pelo Campeonato Brasileiro é o São Paulo. As equipes são rivais históricas e compartilham grandes embates.

Nesta coluna, quero relembrar momentos marcantes e compartilhar alguns dados sobre esse Majestoso. Além de analisar a grande queda de desempenho do Corinthians contra a equipe do Morumbi nos últimos anos.

Aliás, para você que ainda não conhece, basta clicar aqui e escolher o adversário que vai saber detalhes interessantes dos duelos contra o Timão.

Segunda equipe que o Corinthians mais enfrentou

De acordo com o registro aqui, do próprio Meu Timão, o São Paulo é a segunda equipe que o Corinthians mais enfrentou desde sua fundação, em 1910. O time do Morumbi fica atrás apenas do Palmeiras.

Ao todo, são 353 encontros.

Mais vitórias do Timão

Freguesia que fala, não é? Com 22 vitórias a mais, o Corinthians tem uma grande vantagem sobre o Sao Paulo nesses 112 anos de existência.

Reprodução/ Meu Timão

Reprodução/ Meu Timão

Gols por jogo

Em média, o jogo entre os times sempre tem mais que dois gols.

Reprodução/ Meu Timão

Reprodução/ Meu Timão

Primeiro e último confrontos

Em 25 de maio de 1930, o Corinthians recebeu o São Paulo às 16h na Fazendinha. Na ocasião, a equipe corinthiana derrotou o rival por 2 a 1 com gols de Filó e Gambinha.

O último embate entre os clubes ocorreu em 22 de maio deste ano e terminou em empate por 1 a 1. A partida, que aconteceu às 16h na Neo Química Arena, contou com gol de Adson.

Maior goleada

A maior goleada entre as equipes foi favorável ao Corinthians e ainda está bem viva na memória do torcedor corinthiano. O chocolate por 6 a 1 aplicado na time do Morumbi foi em em 2015 e marcou um Brasileirão histórico que rendeu a sexta taça ao clube do Parque São Jorge.

Os gols do Corinthians foram marcados por Bruno Henrique, Romero (2x), Edu Dracena, Lucca e Cristian.

Uma decisão de Campeonato Brasileiro

Pelo campeonato nacional, Corinthians e São Paulo já fizeram uma decisão.

Em 1990, Neto e companhia venciam o favorito São Paulo e ajudavam o Timão a levantar o primeiro caneco do nacional. O Timão saiu triunfante nas duas partidas pelo placar mínimo.

Primeiro jogo - Corinthians 1x0 São Paulo

Os 90 minutos inciais aconteceram no dia 13 de dezembro de 1990 no estádio do Morumbi. O gol da vitória do Timão foi marcado por Wilson Mano.

Segundo jogo - São Paulo 0x1 Corinthians

Em 16 de dezembro de 1990, para reafirmar a superioridade, o Timão voltou a derrotar o São Paulo, também no Morumbi, por 1 a 0.

O gol do Corinthians foi anotado por Tupãzinho.

Maior sequência invicta do Corinthians

A maior fase sem perder para o São Paulo foi composta por 12 jogos e aconteceu na década de 1970.

Últimos dez confrontos

Por outro lado, os últimos dez duelos contra a equipe do Morumbi, mostram um Timão pouco combativo. Foram uma vitória, quatro empates e cinco derrotas. Apenas UMA vitória.

13 de outubro de 2019

Em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, o Timão perdeu para o São Paulo.

No Morumbi, com o ambiente bastante conturbado, época do acidente envolvendo o volante Ralf e ainda uma pressão gigantesca sobre o técnico Fábio Carille, o Corinthians não se deu bem e perdeu por 1 a 0.

15 de fevereiro de 2020

Pelo Campeonato Paulista, o Timão visitou o São Paulo no Morumbi e ficou apenas no empate sem gols.

A equipe de Tiago Nunes vinha de uma eliminação na Libertadores, contra o Guaraní.

30 de agosto de 2020

Em mais um confronto apático, o Corinthians perdeu para o São Paulo por 2 a 1. No Morumbi, agora pelo Brasileirão, o gol da equipe do Parque São Jorge foi marcado por Ramiro.

Na época, o treinador alvinegro ainda era Tiago Nunes.

13 de dezembro de 2020

Pelo Campeonato Brasileiro jogando em casa, o Corinthians venceu o São Paulo por 1 a 0. A atuação foi boa e dominante. Otero marcou o tento alvinegro. O

O treinador da vez já era Vagner Mancini.

2 de maio de 2021

Em casa, a equipe do técnico Vagner Mancini empatou em 2 a 2 com o clube do Morumbi.

O jogo foi amargo porque o Corinthians acabou cedendo o empate no fim da partida. Os gols do Timão foram marcados por Luan e Gustavo Silva. O embate foi válido pelo Paulistão.

30 de junho de 2021

Na Neo Química Arena, pelo Cameponato Brasileiro, o Timão empatou sem gols com o São Paulo.

O treinador já era Sylvinho, na ocasião.

18 de outubro de 2021

No Morumbi, Corinthians jogou mal e perdeu pelo placar mínimino. O jogo foi válido pelo Brasileirão e comandado ainda pelo ex-lateral, Sylvinho.

5 de março de 2022

Outra derrota na casa do rival, agora pelo Paulistão. Com um gol relâmpago, o Timão não conseguiu reagir e perdeu por 1 a 0 de novo.

O treinador, por sua vez, já era Vítor Pereira.

27 de março de 2022

Mais um revés na casa do rival. Por 2 a 1 e em partida válida pelo Campeonato Paulista, o Corinthians viu o São Paulo o eliminar e frustrar a chance de ir para a final. Era a primeira eliminação do treinador português no comando do Corinthians.

O gol corinthiano foi marcado por Jô.

22 de maio de 2022

Agora pelo Brasileirão, em casa, o Corinthians empatou em 1 a 1. O gol da time de Vítor Pereira foi marcado por Adson.

Cinco técnicos em dez jogos

Propositalmente, destaquei os nomes dos treinadores que comandaram os últimos dez jogos contra o São Paulo. Chama atenção a grande alternância à beira do gramado. De 2019 pra cá, cinco nomes comandaram o Corinthians em duelos contra o time do Morumbi. Foram eles Carille, Tiago Nunes, Mancini, Sylvinho e Vítor Pereira.

Vitórias e derrotas desde a saída de Tite

Pegando como ponto-chave a saída de Tite, em 2016, para a Seleção Brasileira, observa-se que Corinthians e São Paulo se enfrentaram 27 vezes. São 11 empates, oito vitórias alvinegras e oito vitórias tricolores.

Entretando, a grande queda do desempenho alvinegro foi mais acentuda nos derradeiros dois anos, já que dessas oito vitórias do São Paulo, cinco foram nos últimos dez jogos.

Reprodução/ Meu Timão

Fica bem evidente o que foi citado acima se olharmos para os dados recentes da linha do tempo criada pelo Meu Timão.

Corinthians jogando no Morumbi

Historicamente, o Corinthians leva vantagem jogando no estádio são-paulino. Foram 50 vitórias do Corinthians e 43 do São Paulo, além de 58 empates.

Mas, se pegarmos dados da saída de Tite até agora, vemos a queda ainda mais acentuada de triunfos no estádio deles. Foram 13 confrontos, uma vitória, oito derrotas e quatro empates.

Essa única vitória foi comandada por Carille, na semifinal do Paulistão 2017. Na época, o Corinthians venceu por 2 a 0.

É gritante como o alivinegro tem cedido muito para o São Paulo. Desde a saída de Tite, é verdade, mas, principalmente, de 2019 adiante. Ainda podemos destacar o desempenho de Fábio Carille em clássicos como fator que melhorou esses números.

Muita gente tem criticado o treinador Vítor Pereira por não ganhar clássicos, mas basta voltar um pouquinho no tempo para percebermos que esse processo já começou antes do treinador português chegar ao Corinthians.

A pandemia e a ausência da Fiel também foram fatores preponderantes para chegarmos a esses negativos que apresentei ao longo da coluna no tocante ao desempenho recente do Corinthians em Majestosos. Porém, é notável que a troca de treinadores tem sido também algo a se considerar nessa equação que quase sempre tem acabado em resultado negativo para o clube do Parque São Jorge.

No próximo domingo, é hora de mudar esse cenário ou, pelo menos, tentar com muita vontade. É fora de casa, é bem verdade, mas jogar no Morumbi nunca havia sido problema para o Corinthians. Vencer o São Paulo signifca ganhar confiança para encarar o bom Fluminense, pela decisão da vaga na final da Copa do Brasil.

A equipe do Morumbi vem de uma classificação contra o Atlético-GO, pela Sulamericana, está teoricamente cansada e esse deveria ser o grande trunfo de Vítor Pereira.

O Corinthians precisa voltar a fazer do Morumbi o seu salão de festas.

Veja mais em: Corinthians x São Paulo, Majestoso, História do Corinthians, Majestoso e Majestoso.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna da Ana Paula Araújo

Por Ana Paula Araújo

Engenheira de formação, mas corinthiana de alma. Deixei a profissão para fazer parte dessa família desde 2013.

O que você achou do post da Ana Paula Araújo?