Venha fazer parte da KTO
x
Corinthians é rei em desperdiçar oportunidades de ouro ao longo de sua história recente
Ana Paula Araújo

Engenheira de formação, mas corinthiana de alma. Deixei a profissão para fazer parte dessa família desde 2013.

ver detalhes

Corinthians é rei em desperdiçar oportunidades de ouro ao longo de sua história recente

Coluna da Ana Paula Araújo

Opinião de Ana Paula Araújo

6.7 mil visualizações 40 comentários Comunicar erro

Corinthians é rei em desperdiçar oportunidades de ouro ao longo de sua história recente

Numa campanha sensacional, Corinthians anunciava Alexandre Pato em 2013

Foto: Reprodução/Corinthians

Navegando nesta quinta-feira pelo Fórum do Meu Timão, encontrei o tópico do forista "Auxiliar do Carille" - leia aqui. Para facilitar, vou deixar o vídeo aqui também e vocês podem pular direto para o minuto 3:35.

Em suma, o Corinthians é a quarta marca mais influente nas redes sociais do Brasil. O estudo foi feito pela QUAEST, empresa especializada em pesquisa e consultoria. Quem divulgou foi o diretor Felipe Nunes, no programa Manhattan Connection, no canal Cultura.

Mas nem é esse o ponto que quero enfatizar aqui nessa coluna. Esse estudo é só mais um dentre tantos que coloca o Corinthians em meio aos cabeças em diversos setores. Marketing, influência nas redes, futebol, valor de mercado e por aí vai. Não foram uma ou duas vezes que o Corinthians esteve no topo e deixou a oportunidade de aproveitar o momento escapar por entre os dedos.

Quer ver um exemplo? O ano era 2012 e o próprio Corinthians se orgulhava de ter o setor de marketing que mais arrecadava no Brasil. Veja essa nota no site oficial do clube.

Reprodução/Corinthians

Reprodução/Corinthians

E agora? O que o Corinthians faz quando contrata um cara (Renato Augusto) que já venceu muita coisa aqui no clube e era esperado com bastante entusiasmo pela torcida? NADA! Deem uma olhada em como está a ShopTimão, loja oficial do clube.

Reprodução/Corinthians

Reprodução/Corinthians

Nenhum destaque para o jogador, nem a camisa 8 sendo anunciada na página principal ou uma menção básica como: "Compre o uniforme do Renato Augusto, camisa 8 do Corinthians". Nem isso! E olha que o clube precisa de dinheiro.

Cadê aquele Corinthians que anunciava Alexandre Pato com uma campanha sensacional nas redes sociais ou que colocava um outdoor no Japão? Os anos eram 2012 e 2013! Naquela época, as redes sociais não possuíam a relevância que têm agora.

Divulga a camisa do Renato nas redes sociais, poxa! Oferece uma camisa autografada por ele num sorteio. Pede para os torcedores mandarem perguntas para ele responder ao vivo. Maneiras de engajar tem de sobra e, de quebra, rende um dinheiro.

Mas não, o Corinthians escolhe fazer sua primeira live numa plataforma diferente e passa vergonha. De marketing negativo já bastam as atuações em campo e os processos de ex-atletas.

Reprodução/Corinthians

Reprodução/Corinthians

Reprodução/Corinthians

Reprodução/Nike

Apesar disso, vejo que o Corinthians caminha, mesmo que lentamente, para um lugar melhor. Exemplo disso é ter aproveitado oportunidades de contratar bons jogadores em moldes vantajosos para o clube.

Ao que parece, a direção entendeu que precisa mudar e tem que trabalhar de forma mais profissional. Mesmo que não se torne um clube/empresa, se for tratado como tal, já é suficiente para que o Corinthians seja a potência que tem que ser.

A recente preocupação em saber a opinião do Fiel Torcedor, mostra que perceberam que a torcida é quem faz esse clube e esse é mais um ponto positivo, na minha visão. No site do Fiel Torcedor — que ficou um bom tempo fora do ar — há uma pesquisa em andamento para saber a opinião do afiliado. Se não viu, clica na imagem que você será redirecionado.

Reprodução/Corinthians

Reprodução/Fiel Torcedor

Para quem não sabe, o Corinthians é atualmente o clube mais valioso da América do Sul., segundo a Forbes. Leia aqui.

Ainda há chance para o Timão, basta, como sempre digo, escalar na diretoria profissionais competentes dentro de cada especialidade que deslancha. O Corinthians sempre esteve no topo, mesmo nos momentos ruins como agora. Se aproveitasse as oportunidades que já deixou escapar, certamente não estaria onde está hoje.

Começar tudo de novo é difícil, requer paciência. Então, que a partir de agora, não se percam mais as chances que são esfregadas na cara do clube para que, no futuro, esse perrengue de agora seja só uma lembrança e um aprendizado.

Veja mais em: Ações de marketing, Renato Augusto e Diretoria do Corinthians.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna da Ana Paula Araújo

Por Ana Paula Araújo

Engenheira de formação, mas corinthiana de alma. Deixei a profissão para fazer parte dessa família desde 2013.

O que você achou do post da Ana Paula Araújo?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Bruno

    Ranking: 2º

    Bruno 87526 comentários

    @bruno.souza47 em

    Um clube gigantesco, nas mãos de incompetentes!

    Um clube gigantesco, nas mãos de incompetentes!

  • Foto do perfil de Adriano

    Adriano 53 comentários

    @aamnunes em

    Excelente Matéria.

    Muito bem inscrita, precisamos de mais esse tipo de jornalismo. Onde temos cobrança e mostra o que poderia esta melhor, sem nenhum tipo de ofensa ou agressividade. Parabéns!

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Vinicius

    Vinicius 115 comentários

    40º. @viniciusleite em

    Essa foto já prova que o alexandre duck já estava protegido contra essa infecção. Semiótica aí.

  • Foto do perfil de Gildenisson

    Gildenisson 198 comentários

    39º. @gildnasc em

    É o que estava discutindo com meu primo ontem, justamente sobre um ponto que é o fardamento dessa temporada. Os fardamentos que não são consenso na torcida e isso demonstra mais um ponto onde quem administra o time não sabe o que faz. Sei que vão ter pessoas que vão falar que é questão de gosto, mas não é assim que funciona, tem de ser feito um trabalho de mercado, ver tendências e sempre fomos bons nisso.

    Fardamentos bonitos elevam as vendas e precisamos disso. É somente ver de outros clubes o melhor trabalho, como por exemplo o nosso maior Rival, a do Flamengo e etc.

  • Foto do perfil de Alexandre

    Ranking: 165º

    Alexandre 6390 comentários

    38º. @xandon em

    Pra mim sempre foi muito claro de perceber que não foi o Andrés que administrou o Corinthians.

    Sempre falei que por trás do Andrés, teve pessoas capacitadas para administrar o Corinthians,

    Andrés apenas emprestou seu nome de presidente do Corinthians, e essas pessoas capacitadas que auxiliou ele na administração do clube, e o safado levou todos os méritos do mundo.

    Essas pessoas que o auxiliou em sua gestão, foram os mesmos que ele Andrés rompeu, este rompimento saiu da sua própria boca.

    Vi entrevista dele, acho que também outros torcedores também deve ter visto, a onde ele fala que teve que romper com algumas pessoas.

    É muito estranho um cara conseguir fazer uma gestão excelente de sucesso, e depois não saber mais o caminho das pedras, isso deixa muito claro que não foi ele quem administrou o Corinthians.

    Andrés teve ajuda da assessoria do Ronaldo fenômeno, e até mesmo do Lula, cadê que o safado cita os nomes das pessoas que lhe ajudou?

    Ficou sustentando dos méritos sozinho!

    Andrés sempre foi semi analfabeto desculpa, e aqueles chaveiros que te segue não fica atrás!

    Da chapa renovação & transparência, só se salvou Mário Gobbi que é ex delegado e hoje não faz mais parte desta chapa de facção.

    Agora eu sei porque o Corinthians é amarrado não consegue deslanchar, é só semi analfabetos no comando do clube.

    Esses cara tá desde 2007 só fazendo falcatruas obscuras e empurrando para debaixo do tapete, agora que resolveu fazer a coisa certa não sabe o caminho das pedras, é só cagadas atrás de cagadas, sabe porque?

    Não estão acostumados a fazer as coisas certas simples assim, passou anos só fazendo falcatruas obscuras, agora se perde tentando fazer o certo!

  • Foto do perfil de Flávia

    Ranking: 120ª

    Flávia 428 comentários

    37º. @flavia.sccp em

    Ótima matéria, Ana <br> Nosso Marketing anda bem fraco

    Ótima matéria, Ana
    Nosso Marketing anda bem fraco ultimamente
    Lembra quando encheram Londres com autdoors falando do CORINTHIANS?
    Somos Gigantes com pessoas no poder que não fazem ideia do poder que temos.

  • Foto do perfil de Wagner Massaru

    Wagner 51 comentários

    36º. @wagner.massaru.tanno em

    Concordo com você, só acho o exemplo do Alexandre Pato infeliz. Citaria o Ronaldo Fenômeno.