Corinthians é rei em desperdiçar oportunidades de ouro ao longo de sua história recente
Opinião de Ana Paula Araújo
6.7 mil visualizações 40 comentários Comunicar erro
Navegando nesta quinta-feira pelo Fórum do Meu Timão, encontrei o tópico do forista "Auxiliar do Carille" - leia aqui. Para facilitar, vou deixar o vídeo aqui também e vocês podem pular direto para o minuto 3:35.
Em suma, o Corinthians é a quarta marca mais influente nas redes sociais do Brasil. O estudo foi feito pela QUAEST, empresa especializada em pesquisa e consultoria. Quem divulgou foi o diretor Felipe Nunes, no programa Manhattan Connection, no canal Cultura.
Mas nem é esse o ponto que quero enfatizar aqui nessa coluna. Esse estudo é só mais um dentre tantos que coloca o Corinthians em meio aos cabeças em diversos setores. Marketing, influência nas redes, futebol, valor de mercado e por aí vai. Não foram uma ou duas vezes que o Corinthians esteve no topo e deixou a oportunidade de aproveitar o momento escapar por entre os dedos.
Quer ver um exemplo? O ano era 2012 e o próprio Corinthians se orgulhava de ter o setor de marketing que mais arrecadava no Brasil. Veja essa nota no site oficial do clube.
E agora? O que o Corinthians faz quando contrata um cara (Renato Augusto) que já venceu muita coisa aqui no clube e era esperado com bastante entusiasmo pela torcida? NADA! Deem uma olhada em como está a ShopTimão, loja oficial do clube.
Nenhum destaque para o jogador, nem a camisa 8 sendo anunciada na página principal ou uma menção básica como: "Compre o uniforme do Renato Augusto, camisa 8 do Corinthians". Nem isso! E olha que o clube precisa de dinheiro.
Cadê aquele Corinthians que anunciava Alexandre Pato com uma campanha sensacional nas redes sociais ou que colocava um outdoor no Japão? Os anos eram 2012 e 2013! Naquela época, as redes sociais não possuíam a relevância que têm agora.
Divulga a camisa do Renato nas redes sociais, poxa! Oferece uma camisa autografada por ele num sorteio. Pede para os torcedores mandarem perguntas para ele responder ao vivo. Maneiras de engajar tem de sobra e, de quebra, rende um dinheiro.
Mas não, o Corinthians escolhe fazer sua primeira live numa plataforma diferente e passa vergonha. De marketing negativo já bastam as atuações em campo e os processos de ex-atletas.
Apesar disso, vejo que o Corinthians caminha, mesmo que lentamente, para um lugar melhor. Exemplo disso é ter aproveitado oportunidades de contratar bons jogadores em moldes vantajosos para o clube.
Ao que parece, a direção entendeu que precisa mudar e tem que trabalhar de forma mais profissional. Mesmo que não se torne um clube/empresa, se for tratado como tal, já é suficiente para que o Corinthians seja a potência que tem que ser.
A recente preocupação em saber a opinião do Fiel Torcedor, mostra que perceberam que a torcida é quem faz esse clube e esse é mais um ponto positivo, na minha visão. No site do Fiel Torcedor — que ficou um bom tempo fora do ar — há uma pesquisa em andamento para saber a opinião do afiliado. Se não viu, clica na imagem que você será redirecionado.
Para quem não sabe, o Corinthians é atualmente o clube mais valioso da América do Sul., segundo a Forbes. Leia aqui.
Ainda há chance para o Timão, basta, como sempre digo, escalar na diretoria profissionais competentes dentro de cada especialidade que deslancha. O Corinthians sempre esteve no topo, mesmo nos momentos ruins como agora. Se aproveitasse as oportunidades que já deixou escapar, certamente não estaria onde está hoje.
Começar tudo de novo é difícil, requer paciência. Então, que a partir de agora, não se percam mais as chances que são esfregadas na cara do clube para que, no futuro, esse perrengue de agora seja só uma lembrança e um aprendizado.
Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.
Avalie esta coluna
Veja mais posts da Ana Paula Araújo
- Corinthians deu seu maior passo para o futuro desde 2012
- É hora de dizer adeus a um dos maiores ídolos da história do Corinthians
- Está bem claro quem são os verdadeiros culpados pela situação do Corinthians
- Dia da Mentira: dez jogadores que enganaram completamente a torcida do Corinthians
- Maycon decidir ficar foi bom para o Corinthians de verdade ou só uma massagem no ego do torcedor?
- O maior erro do Corinthians ficou totalmente excplícito no jogo contra a Ponte Preta