Venha fazer parte da KTO
x

Imediatismo e puxões de orelha: ex-promessa do Corinthians relembra falta de chances no profissional

3.0 mil visualizações 29 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Fabricio Oya integrou o elenco profissional do Corinthians a partir de 2019

Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

Na última década, Fabricio Oya era um dos nomes mais visados pela torcida durante sua presença no Sub-20 do Corinthians. O sucesso de títulos na categoria, porém, foi superado pelo imediatismo do futebol brasileiro, como destacou o próprio meia.

Em entrevista ao ge.globo, o jogador relembrou detalhes sobre sua passagem pelo Timão, que começou em 2010 e se encerrou em 2021. Aos 24 anos, Fabricio Oya reconheceu que apesar da regularidade nas categorias de base, a transição para o elenco profissional é o momento mais difícil, ainda mais quando há impaciência entre todos os envolvidos.

"É a parte mais difícil (transição ao profissional). É totalmente diferente o estilo, a velocidade do jogo. Acho que faltou paciência por parte do clube e de minha parte também. O Brasil é muito imediatista. O menino aparece com 17, 18 anos e as pessoas já querem que ele entre e resolva um jogo contra atletas de 30, com dez anos de experiência", iniciou Oya.

Titular do clube alvinegro na conquista da Copinha de 2017, o meio-campista viveu grandes momentos no Sub-20: foram 91 jogos, com 21 gols marcados. A promoção ao elenco principal veio em 2019, com Fabio Carille no comando. Porém, o jovem atleta não tinha concorrência tranquila, já que Jadson e Rodriguinho, campeões nacionais pelo Corinthians, eram os principais meias do elenco.

"Foi uma batalha muito difícil. Eu sabia que teria que ter paciência para esperar minha vez. Naquela época eles estavam voando (risos). Eu tinha os dois como espelho, era onde eu queria estar e chegar. Tem o nosso próprio ego. Com todo o respeito, mas quando entra dentro de campo é todo mundo igual e competindo entre si. Ao mesmo tempo que eu me inspirava e respeitava muito, eu também queria superá-los", lembrou.

Jadson e Rodriguinho não foram as únicas referências do jogador, que ouvia os conselhos da mãe para seguir com estudos ao mesmo tempo em que trilhava a carreira no futebol. Renato Augusto, que deixou o Corinthians ao fim da temporada passada e atualmente no Fluminense, e Danilo, hoje técnico do Sub-20 ex-treinador do extinto Sub-23 (pelo qual Oya atuou), eram os conselheiros do jovem. Fabricio lembra de também usá-los como referência, apesar das cobranças.

"Eles pegavam muito no meu pé, mas eu entendo que era para o meu bem. Hoje, mais maduro, sei que tudo que eles me falavam é verdade. Aprendi muito nesse período. Procurava observar ao máximo o comportamento deles. Depois o Danilo foi meu treinador no Sub-23 e também tivemos uma troca legal", afirmou.

Com apenas um jogo disputado no elenco profissional, Oya, após empréstimos para São Bento e Oeste, se despediu oficialmente do Parque São Jorge em março de 2021. O jogador acertou com o Torpedo Zhodino, de Belarus, mas voltou ao futebol brasileiro no início do ano seguinte ao assinar com o Azuriz, que disputa a segunda divisão paranaense. A trajetória de altos e baixos leva Oya a aconselhar aos garotos que sonham no futebol: confiança e estudos.

"Se pudesse dar um conselho para quem sonha em jogar profissionalmente, diria para confiar em si mesmo, independente das pessoas ao redor. A mídia, cobrança externa, são coisas que podem te colocar para cima e para baixo. Acreditar no seu potencial, saber onde quer chegar, confiar nas pessoas que querem o seu bem e estudar. O Brasil é muito imediatista. O futebol é rápido, o futebol passa. Se você ficar para trás vai acabar perdendo tempo", completou Fabricio.

Veja mais em: Base do Corinthians, Ex-jogadores do Corinthians e Fabricio Oya.

Veja Mais:

  • Corinthians venceu o Fluminense por 3 a 0, pela quarta rodada da Neo Química Arena

    Wesley inferniza defesa rival, Corinthians domina o Fluminense e vence a primeira no Brasileirão

    ver detalhes
  • Wesley foi o jogador mais elogiado pela torcida após a vitória sobre o Fluminense

    'Mbappé de Itaquera' e mudanças: Fiel repercute primeira vitória do Corinthians no Brasileirão

    ver detalhes
  • Cássio foi ovacionado pela Fiel após a vitória do Corinthians sobre o Fluminense no Brasileirão

    Cássio é ovacionado por torcida do Corinthians após vitória contra o Fluminense; veja o vídeo

    ver detalhes
  • António Oliveira falou sobre saúde mental de Cássio após vitória do Corinthians

    Técnico do Corinthians é sincero ao abordar saúde mental e projeta retorno de Cássio em alto nível

    ver detalhes
  • Pedro Henrique foi consolado por Marcelo após sentir um problema na coxa

    Atacante do Corinthians sente lesão na vitória sobre o Fluminense e vira dúvida para sequência

    ver detalhes
  • Renato Augusto, com a camisa do Fluminense, interagindo com a torcida do Corinthians

    Renato Augusto fala sobre voltar à Neo Química Arena e se emociona com a torcida do Corinthians

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: