Venha fazer parte da KTO
x

De fome à persistência para seguir o sonho: conheça a história de Raniele antes do Corinthians

1.4 mil visualizações 17 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Raniele vai enfrentar o maior desafio da carreira no Corinthians, mas nada que seja mais difícil do que sua trajetória

Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Raniele é o novo reforço do Corinthians para a temporada e inclusive vem jogando na equipe titular de Mano Menezes nos treinos. Há uma expectativa grande de que o volante já estreia hoje, às 18h, na primeira rodada do Paulistão. Se agora ele joga em um dos maiores do Brasil e tem a oportunidade de mudar de patamar, antes as coisas não eram tão fáceis.

O jogador de 27 anos já havia afirmado em sua apresentação que tem o dilema de ‘dar a vida’ em campo. Essa história é mais profunda do que parece. Em entrevista ao ESPN, o pai do Raniele, Rubens, contou que o filho escondeu a fome da família para se tornar jogador de futebol.

Após passar batido e ser dispensado nas bases do Bahia e do Vitória quando era jovem, Raniele veio jogar em São Paulo, no Fernandópolis. Na equipe paulista, o volante não recebia salários em dia e dormia das arquibancadas do estádio, sem conforto e com fome em alguns dias.

"Ele disse que, durante os jogos do time profissional, o teto do alojamento tremia. Essa questão da alimentação não era boa mesmo, mas ele teve resiliência para passar por isso. Era um frio de seis graus e não tinha cobertores suficientes para todos", disse Rubens, o pai do jogador.

Depois de anos de destaque no clube, mesmo que em condições precárias, o jogador foi contratado para Sub-20 da Ferroviária. Apesar da conquista, pouco tempo depois a equipe do interior terminou o time de base.

Foi a ‘gota d’água’ para Raniele desanimar de sua carreira no esporte e então, prestou Enem em 2014 e foi aprovado para o curso de matemática em uma faculdade de Amargosa, na Bahia.

"Rani ficou uns oito meses e terminou o primeiro módulo. Ele chegou a estagiar montando e desmontando as redes de farmácias, quando foi chamado de novo pela Ferroviária. Ele quis voltar, mas a mãe dele não queria porque tinha medo. Nós tivemos uma conversa e eu parcelei no cartão a passagem para Araraquara", disse Rubens”, revelou o pai.

Mesmo a família tendo medo, o sonho do jovem estava em jogo. Raniele voltou à Ferroviária em um período de testes por três meses e aí, a carreira decolou. Para a surpresa de todos, se destacou primeiro como zagueiro. Em pouco tempo na Ferroviária, o jogador do Corinthians virou capitão do time sub-20 e foi promovido pelo técnico Antônio Picoli ao elenco profissional na Copa Paulista de 2016.

"Precisava de um zagueiro e vi que o Raniele tinha o perfil necessário para isso, apesar de ser um volante. Ele tem muita capacidade de construir o jogo com um bom passe e uma condução de bola vindo de trás. Ele chega muito fácil na área adversária e faz gols", disse Picoli ao ESPN.

"Tinha uma mentalidade muito estruturada e um entendimento que chamava demais a nossa atenção. Ele controlava bem as oscilações durante o jogo. Se acontecia algum erro, agia com naturalidade", contou.

Depois da Ferroviária, Raniele voltou à posição de origem. Contratado pela Jacuipense-BA, o volante jogou depois por Botafogo-SP, Bahia e Avaí até chegar ao Cuiabá. No clube matogrossense, foi onde a estrela brilhou. Raniele fez uma ótima temporada em 2023 e foi destaque no Brasileirão. O brilho lhe rendeu a oportunidade da vida: jogar no Corinthians.

"Vi de perto a evolução dele ao longo dos anos. Me impressionou porque ele trabalhou muito e teve um ascensão muito segura. Ele tem o perfil de jogador do Corinthians porque o torcedor gosta de entrega, e ele tem isso. O Raniele ainda tem qualidade de jogo e tem a alma corintiana, luta até o final do jogo. Caiu no ambiente perfeito", concluiu Picoli sobre o jogador.

Veja mais em: Raniele e Contratações do Corinthians.

Veja Mais:

  • Cássio segura uma placa com a camisa comemorativa aos seus 712 jogos pelo Corinthians

    Cássio se despede do Corinthians com camisa especial, emoção e promessa de busto no Parque São Jorge

    ver detalhes
  • Cássio e Fagner atuaram 498 vezes juntos pelo Corinthians

    Cássio e Fagner encerram parceria no Corinthians sendo dupla que mais atuou pelo clube; confira

    ver detalhes
  • Ex-zagueiro do Corinthians é eleito melhor jogador da temporada em clube inglês

    Ex-zagueiro do Corinthians é eleito melhor jogador da temporada em clube inglês

    ver detalhes
  • Zagueiro do Arsenal lamenta saída de Cássio e deseja sucesso na sequência da carreira

    Zagueiro do Arsenal lamenta saída de Cássio e deseja sucesso na sequência da carreira

    ver detalhes
  • Corinthians segue preparação para duelo válido pela Copa do Brasil com garotos da base

    Corinthians segue preparação para duelo válido pela Copa do Brasil com garotos da base

    ver detalhes
  • Cássio afirma que pendências financeiras foram resolvidas antes de saída do Corinthians

    Cássio afirma que pendências financeiras foram resolvidas antes de saída do Corinthians

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: