Venha fazer parte da KTO
x

Relembre todas as lesões sofridas por Renato Augusto em sua segunda passagem no Corinthians

950 visualizações 25 comentários Reportar erro

Renato Augusto sofreu uma série de lesões em sua segunda passagem no Corinthians, principalmente em 2023

Jhony Inacio/Meu Timão

Oficialmente chegou ao fim a segunda passagem de Renato Augusto no Corinthians. O meia vestiu a camisa 8 alvinegra entre 2021 e 2023, sofrendo quatro lesões que o afastaram dos gramados por um longo período.

Renato Augusto foi anunciado em 22 de julho de 2021. O jogador passou um ano sem ir ao departamento médico do clube, sofrendo sua primeira lesão em julho de 2022.

Na ocasião, machucou a musculatura do solear (região da panturrilha) e ficou 47 dias sem entrar em campo. Ainda assim, voltou com destaque, anotando três gols e distribuindo duas assistências nos seis primeiros jogos que fez. Na sequência da temporada, no entanto, Vítor Pereira optou por dosar sua minutagem, poupando-o em algumas partidas.

O boom de idas ao departamento médico do Corinthians foi em 2023. A primeira lesão da temporada foi no início de março, contra o Santo André, pela última rodada da primeira fase do Paulista. O camisa 8 deixou o campo com desconfortos no joelho e exames detectaram um estiramento no ligamento colateral medial do joelho direito. Com isso, ficou um mês sem poder atuar.

Na prática, isso não trouxe tanto prejuízo esportivo para o Timão, já que foi eliminado nas quartas do Estadual e ficou o restante do período treinando no CT Joaquim Grava. Renato Augusto voltou saudável dessa "intertemporada" e apareceu entre os titulares na estreia da Libertadores. Porém, aos 15 minutos do primeiro tempo acabou se machucando e deixou o gramado às lágrimas.

Novamente exames foram feitos e foi detectada uma lesão no menisco. O meia de 35 anos foi submetido a uma artroscopia e ficou dois meses afastado. Nesse tempo, deixou de ter Fernando Lázaro como técnico e não chegou a sequer ser treinado por Cuca e Danilo.

A mais recente e última grande lesão foi em junho. Um edema na panturrilha esquerda. Ficou duas semanas no departamento médico. Na sequência, teve nenhuma lesão que o afastou dos gramados por um grande período, ainda que tenha deixado o campo em algumas ocasiões por desconfortos.

Chateação e motivo de atrito entre Luxemburgo e Mazziotti

Bruno Mazziotti e Luxemburgo em treinamento no CT Joaquim Grava

Bruno Mazziotti e Luxemburgo tiveram desavenças por causa da gestão muscular de Renato Augusto

Rodrigo Coca / Agência Corinthians

Em meio ao aumento de lesões nessa última temporada, o próprio Renato Augusto ficou incomodado com a gestão que Vanderlei Luxemburgo e sua comissão faziam de sua parte física. Então, a partir de julho, ficou definido que o camisa 8 não teria mais reforços forçados.

Apesar do acordo, o treinador seguiu querendo contar com o meia durante maior compromissos no decorrer de sua passagem. No sentido oposto, Bruno Mazziotti, chefe do Núcleo de Saúde e Performance do Corinthians, queria que o jogador fosse escalado menos vezes. Esse embate acabou gerando atrito nos bastidores do clube, que o próprio Luxemburgo assumiu.

Na reta final, Mano Menezes acabou dosando as minutagens do meia de 35 anos, assim como de outros veteranos do elenco e não tiveram novos problemas físicos. Ainda assim, foi notória a queda de participação do jogador em partidas do Timão, indo de 91,3% em 2021 para 51,78% em 2023.

Veja mais em: Renato Augusto, Departamento Médico e Desfalques.

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: