Venha fazer parte da KTO
x

Corinthians sofre com reposição na lateral-esquerda e não firma peças da base no setor pós-Arana

2.1 mil visualizações 27 comentários Reportar erro

Fábio Santos na derrota para o Ituano

Rodrigo Coca / Agência Corinthians

O Corinthians sofre com problema de reposição na lateral-esquerda desde a saída de Guilherme Arana. Sem jovens preparados para assumir a posição na base ou atuarem como alternativa ao titular Fábio Santos, de 38 anos, Matheus Bidu foi contratado para a temporada e ainda não conseguiu se firmar como possibilidade, sendo preterido até pelo zagueiro Murillo em treinos. Hoje, nenhum jogador formado na base do Timão como lateral está no elenco de Fernando Lázaro.

O Meu Timão relembra, então, o cenário de formação de jovens laterais nas categorias de base do clube, as movimentações de saída, além da projeção para próximas gerações, também levando em conta a contratação recente de João Vinicius para a categoria Sub-20.

Vitor Meer (reposições do Sub-20 e do Sub-17)

Titular e um dos líderes de elenco do Sub-20, Vitor Meer é 2004, tem 18 anos, mas não é visto como um lateral de grande projeção. Correto e seguro defensivamente, Meer demonstrou dificuldade de progressão de jogo, no ataque e na construção da equipe. Não é visto como possível reposição de momento no profissional, mas tem dois anos ainda de ciclo Sub-20 para "se provar".

Abimael é o reserva imediato da posição. Contratado após formação no Palmeiras, o lateral não impressionou quando esteve em campo e deve viver o último ano de Corinthians em 2023. No Sub-17, a safra de atletas não conta com lateral de ofício na posição, que tinha Caipira improvisado em 2022, além do zagueiro Gustavo Henrique, de 2,01m.

Victor Meer durante atividade no CT Joaquim Grava

Vitor Meer durante atividade no CT Joaquim Grava em 2022

Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians

Reginaldo

O lateral-esquerdo completa 22 anos em 2023 e está emprestado ao Primavera, time do interior de São Paulo que atua na Séria A2 do Paulistão. O atleta atuou em 14 dos 15 jogos da equipe no campeonato após empréstimo com pouco tempo de jogo na Tombense, em 2022. No time mineiro jogou apenas cinco partidas durante todo o 2022 - teve problemas após a troca de treinador e não conseguiu recuperar posição de ídolo da torcida no clube.

Tem contrato com o Corinthians apenas até setembro desta temporada e, a princípio, não deve ter o vínculo renovado. Foi mal avaliado após atuações na Copa São Paulo de 2022, mesmo tendo sido visto com grande potencial em 2021.

Biro e Reginaldo na atividade do Corinthians desta quarta-feira

Reginaldo participou de treinos com o profissional em 2022

Rodrigo Coca / Agência Corinthians

Biro

Biro, de apenas 18 anos, entra na lista apesar de ainda ser atleta do clube e ter sido promovido recentemente ao profissional, mas por não atuar como lateral-esquerdo mais. Em 2021, após ter sido convocado para as seleções brasileiras de base Sub-17 e Sub-20 como lateral, Vagner Mancini promovou o atleta como possível reposição na posição em jogos do Paulista daquele ano.

Elogiado pela criação de jogadas e momento ofensivo, Biro não atua na função pelo Corinthians desde o Sub-17 - quando ainda jogava naquela faixa em momentos pontuais. Hoje é visto como alternativa para as três funções mais ofensivas do meio do Timão.

Biro durante treino do Corinthians em 2023

Biro durante treino do Corinthians em 2023

Rodrigo Coca/ Agência Corinthians

Lucas Pires

Lucas Pires passou por situação contratual similar às de Keven e Lucas Belezi, que deixaram o clube ao final de 2022 sem acerto por renovação. Em julho de 2021, o lateral na época com 20 anos foi liberado de graça pelo Corinthians após passagens pelo Sub-17, 20 e 23. O clube não acertou detalhes com o staff do jogador, que pedia compromissos em contrato como a efetivação do atleta para a equipe principal.

Ofensivo, o canhoto prestes a completar 22 anos acertou com o Santos, chegou para a equipe Sub-23 e foi logo efetivado, na mesma temporada. Foi um dos destaques do time rival em 2022, mas agora perdeu espaço.

Lucas Pires durante treino do Corinthians no CT Dr. Joaquim Grava

Lucas Pires durante treino do Corinthians no CT Dr. Joaquim Grava em 2021

Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Lucas Piton

Caso de maior sucesso na formação de laterais-esquerdos desde Guilherme Arana, Lucas Piton recebeu a primeira chance como profissional ao final da temporada de 2019, quando estreou inclusive com assistência para o centroavante Gustagol. Atuou por três temporadas pela equipe principal.

Encerrou a passagem com 106 jogos, 15 assistências e dois gols pelo Corinthians. Foi vendido ao Vasco por três milhões de euros ou R$ 17 milhões no início da temporada 2023.

Gustavo Mantuan e Lucas Piton comemorando gol do Corinthians

Gustavo Mantuan e Lucas Piton comemorando gol do Corinthians em 2022

Rodrigo Coca / Agência Corinthians

Carlos Augusto

Carlos Augusto é hoje, também, considerado como um caso de sucesso de carreira, mas que foi sub-utilizado no Timão. O lateral foi efetivado no profissional em 2018, mas atuou apenas 37 vezes pelo Corinthians antes de ser vendido ao Monza, da Itália, em 2020. Destacou-se com sequência apenas no final de sua passagem.

Hoje aos 24 anos, destaca-se na primeira divisão da Itália como possível alvo dos maiores times do país. O Corinthians, inclusive, apesar de ter vendido o jogador na época por quatro milhões de euros, ou R$ 25 milhões, ficou com 60% do lucro em cima de uma venda do atleta do Monza para qualquer outro time. Ou seja, se a venda acontecer como teve possibilidade na última janela, o Timão lucra.

Carlos Augusto durante a final do Campeonato Paulista contra o Palmeiras

Carlos Augusto durante a final do Paulista contra o Palmeiras em 2020

Rodrigo Coca / Agência Corinthians

Guilherme Romão

Romão foi outro caso que gerou expectativa para a torcida do Corinthians após o sucesso com Guilherme Arana nos anos anteriores. O jovem foi promovido junto de Carlos Augusto após a saída de Moisés e Arana, mas não conseguiu corresponder em campo à expectativa.

Titular do Sub-20, atuou apenas duas vezes por 96 minutos no total em 2018 e nunca mais foi aproveitado. Hoje, aos 25, chega na terceira temporada pelo CRB e disputará mais uma Série B com a equipe.

Guilherme Romão hoje defende o São Bento

Guilherme Romão hoje defende o CRB

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Veja mais em: Base do Corinthians, Lucas Piton, Guilherme Biro, Carlos Augusto e Guilherme Romão.

Veja Mais:

  • Rozallah Santoro detalhou a situação das parcelas da Neo Química Arena e o andamento das conversas junto à Caixa para quitação do estádio

    Diretor do Corinthians revela estágio de parcelas da Neo Química Arena e renegociação junto à Caixa

    ver detalhes
  • Conselheiros do Corinthians aprovaram as contas do clube referentes ao último ano de Duilio Monteiro Alves na presidência

    Conselho Deliberativo aprova contas do Corinthians referentes a 2023

    ver detalhes
  • Pedro Henrique lesionou a coxa diante do Fluminense, no último domingo

    Corinthians atualiza quadro médico e confirma lesão do atacante Pedro Henrique

    ver detalhes
  • Corinthians agora ocupa a 15ª colocação no Campeonato Brasileiro

    Corinthians ganha três posições após fim da quarta rodada do Campeonato Brasileiro; veja tabela

    ver detalhes
  • Suposta camisa II do Corinthians para a temporada

    Imagens da nova segunda camisa do Corinthians vazam na internet; veja modelo

    ver detalhes
  • Wesley anotou dois gols diante do Fluminense e ganhou elogios da imprensa internacional

    Jornais espanhóis repercutem atuação de 'nova joia do Corinthians' em vitória sobre o Fluminense

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: