Venha fazer parte da KTO
x

Gerente de base do Corinthians vê 2019 como positivo, valoriza convocações e projeta novos torneios

1.9 mil visualizações 24 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

A equipe Sub-17 do Timão foi o time da base que chegou mais perto de título em 2019

A equipe Sub-17 do Timão foi o time da base que chegou mais perto de título em 2019

Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

A base do Corinthians não conquistou nenhum título em 2019, mas diferente do profissional essa não é a forma de avaliar como positivo ou negativo o trabalho feito com os garotos. Pelo menos é o que defende Fernando Yamada, gerente geral da base do Timão.

"É difícil avaliar trabalho só pelo jogo na base, no profissional é diferente. Lá você não dá tanta ênfase ao desenvolvimento individual, mas sim ao coletivo. Você gasta metade da energia da semana estudando adversário. Na base, gasto 70% com o individual e 30% com o coletivo. Lá em cima o treinador precisa mesmo ganhar, os conteúdos de treinos são diferentes", afirmou Fernando em entrevista ao GloboEsporte.com.

"O objetivo da base é claro: ofertar o maior número de atletas para a equipe de cima. Para que isso aconteça, temos um processo de desenvolvimento individual primeiro, gastamos energia com atleta. E melhorando 20 atletas, o título vem naturalmente. Chegamos próximos, o sub-17 fez a final do Brasileiro, no jogo da ida abrimos 3 a 1. Mas é jogo, pênalti perdido, bola na trave, coisas que a gente não controla. Temos responsabilidades com o que a gente controla: processos, desenvolvimento, gestão de comissão, processo metodológico. Isso eu controlo", detalhou o dirigente.

Leia também:
Sub-17, 20 e 23: a temporada das principais categorias de base do Corinthians
Gerente de base do Corinthians palestra em Congresso do Futebol em Curitiba

A final do torneio nacional disputado pela equipe Sub-17 mostra alguns pontos nos quais a equipe alvinegra precisa melhorar. Após abrir 3 a 1 no jogo de ida, no Pacaembu, o Timão desperdiçou oportunidades e tomou a virada por 4 a 3. No jogo de volta, os alvinegros fizeram um bom segundo tempo, mas ainda não foram capazes de bater o adversário, perdendo por 2 a 1.

Além do nacional, a equipe Sub-17 chegou até a semifinal do Paulista, mas foi eliminada nos pênaltis. Já no Sub-20, o Corinthians foi eliminado ainda na fase de grupos da Copa RS, perdeu na semifinal do Brasileiro e no Paulista foi eliminado nas quartas de final também nos pênaltis. O Sub-23, por usa vez, teve um ano pouco proveitoso e foi eliminado nas fases de grupo da Copa Paulista e do Brasileiro.

Apesar de não ter conquistado títulos, Fernando Yamada vê o saldo alvinegro no ano como positivo na temporada e acredita que as equipes estão no caminho certo. Além disso, ele projetou o que pode ajudar a garotada a enfrentar melhor as partidas decisivas.

"Estamos num caminho muito bom, chegando em todas as competições, óbvio que a gente quer ganhar, estamos num clube que tem torcida participativa, a gente se prepara para isso. Acho que o que falta mais é vivenciar jogos decisivos, estou chegando a essa conclusão", iniciou, e logo depois completou:

"O Corinthians não vinha chegando muito nas competições, as gerações que estão hoje aqui têm pouco histórico de jogos decisivos. Isso faz a diferença. A gente precisa ajustar, temos que fazer mais excursões, vivenciar experiências com outras culturas, disputar torneios fora que vão te levar a bater jogos grandes, disputar títulos. Esses torneios pontuais de uma semana são muito bons".

Yamada analisou a temporada da base para além de resultados. O trabalho das equipes rendeu oito jogadores promovidos ao time profissional, além do recorde de convocações para a Seleção Brasileira e a conquista individual de Donelli, goleiro do Sub-17, eleito o melhor do Mundial da categoria.

"Tivemos oito jogadores no time de cima. E batemos nosso recorde de convocações para as seleções, foram 12 atletas: 10 na brasileira, um na argentina e um na colombiana. Pela primeira vez na história tivemos eleito um melhor goleiro de um Mundial (Sub-17, Matheus Donelli). Tem muito a ver com melhora individual. Com jogadores de seleção, entendo que estou bem mais perto dos títulos", analisou.

Leia também:
Meia do Corinthians é titular e campeão Sul-Americano com a Seleção Brasileira Sub-15
Goleiro do Corinthians é eleito o melhor do Mundial Sub-17; Brasil conquista o tetra

É importante ressaltar que, no final da temporada, a equipe Sub-20 teve que perder uma de suas peças mais importantes: o treinador Dyego Coelho. Isso porque ele foi o escolhido para substituir de maneira interina o técnico Fábio Carille, demitido da equipe profissional.

Coelho comandou o Timão em oito partidas divididas em três vitórias, dois empates e três derrotas, mas atingiu seu objetivo: classificar o time para a Libertadores 2020. Com a chegada de Tiago Nunes ao elenco profissional, Dyego Coelho retorna suas atividades no Sub-20, com mais conhecimento na bagagem.

"Sim, sem dúvida (ele chega de volta melhor), para o crescimento profissional dele foi fantástico. Fico feliz, sempre acreditei nele", disse Yamada.

Veja mais em: Base do Corinthians, Corinthians Sub-23, Corinthians Sub-20 e Corinthians Sub-17.

Veja Mais:

  • Torcedores danificaram assentos da Neo Química Arena

    Corinthians calcula custo de mais de R$ 100 mil em danos a torcida do Santos na Arena; veja lista

    ver detalhes
  • Paulinho fez discursou efusivo antes de a bola rolar para o elenco do Corinthians

    Paulinho inflama vestiário em bastidores da vitória do Corinthians sobre o Londrina; confira

    ver detalhes
  • Santos revela reunião com Augusto Melo e confirma pedido negado pela Arena na final do Paulistão

    Santos confirma negativa do Corinthians para final do Paulistão na Neo Química Arena

    ver detalhes
  • Corinthians sofreu gols cedo e não conseguiu evitar a derrota para o Pato na LNF

    Corinthians pouco inspirado é goleado pelo Pato e sofre a segunda derrota na LNF

    ver detalhes
  • Matheus França comemorando gol do Corinthians com Romero

    Técnico do Corinthians avalia jogo de Matheus França em amistoso e exalta versatilidade do defensor

    ver detalhes
  • Daniela Arias foi convocada para defender a Colômbia em amistosos no mês de abril

    Zagueira do Corinthians é convocada pela Colômbia para amistosos na Data Fifa

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: