Venha fazer parte da KTO
x

Departamento médico do Corinthians comemora período sem lesões e detalha pré-temporada do clube

1.5 mil visualizações 22 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Grande parte do elenco corinthiano está a disposição da comissão técnica

Grande parte do elenco corinthiano está a disposição da comissão técnica

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

O Corinthians se classificou para as quartas de final do Campeonato Paulista e irá enfrentar a Ferroviária já neste domingo. Depois de grande sequência de jogos importantes, o técnico Fábio Carille pode comemorar o fato de estar chegando para novas decisões com grande parte do elenco a sua disposição.

Quem se exalta pelo feito é a comissão técnica e departamento médico do clube, que conseguiram trabalhar de forma eficiente durante os primeiros meses do ano e garantiram que o plantel inteiro esteja disponível para o treinador na segunda fase do Paulistão. No geral, 98% do elenco esteve disponível durante as primeiras 19 partidas da equipe.

"O que mais chamou a atenção nesse início de trabalho, nesse primeiro período, foi a taxa alta de disponibilidade dos jogadores para o treinador. Foram apenas 2% de atletas que ficaram fora de treinos ou jogos. Essa taxa alta de disponibilidade é atribuída à toda estrutura do nosso centro de treinamento, associada a alguns equipamentos adquiridos nessa temporada e a todo o departamento médico, de fisioterapia e preparação física", destacou o fisioterapeuta Luciano Rosa, ao site oficial do Corinthians.

"Foi feito um trabalho, uma metodologia em cima dos resultados das avaliações da pré-temporada, para que pudéssemos fazer um trabalho preventivo com controle individual. Os resultados são obtidos de forma individual para cada jogador e a partir daí é programado um trabalho estratégico para cada jogador para que consigamos uma prevenção mais eficaz", completou.

A academia do CT Joaquim Grava auxilia a comissão a evitar lesões para os atletas

A academia do CT auxilia a comissão a evitar lesões para os atletas

Divulgação/Corinthians

Com uma grande equipe e um CT de altíssimo nível, foi possível identificar planos individuais para cada atleta, fazendo com que a ocorrência de uma lesão ou desgaste muscular fosse muito baixa.

"Em cima dos resultados das avaliações feitas no dia 3 de janeiro, diagnosticamos o que precisaria ser feito. Junto com o departamento de fisiologia, planejamos quais treinos seriam eficazes para condicionar a equipe e trabalhar com a prevenção, que é importante na pré-temporada. Tivemos o primeiro jogo uma semana depois das avaliações. E depois começamos a nos programar para atingir um ponto positivo um tempo à frente. Foram 19 jogos em 11 semanas, o que deu quase um jogo a cada 2,3 dias. Fora o deslocamento das viagens. O número de intercorrências musculares foi muito baixo (apenas um até agora). O restante foi traumático (decorrente de pancada)", completou o preparador físico Walmir Cruz.

Leia também:
Andrés projeta 'alguns problemas' com VAR no Paulistão e aponta favorito à conquista do torneio
Corinthians inicia mata-mata do Paulistão com dez jogos de invencibilidade; veja retrospecto
Dinélson fala ao Meu Timão sobre ligação atual com o Corinthians e lembra bastidores de 2005

Para complementar, o fisiologista Antonio Carlos Fedato Filho explicou alguns detalhes específicos para conseguir alcançar o alto desempenho de todos os atletas sem que isso leve a uma lesão com o esforço.

"O controle de carga é um trabalho dos mais importantes nesse monte de informação. Temos que tentar fazer com que o atleta se machuque menos e deixar o maior número de atletas disponíveis para o treinador. Isso faz com que a qualidade de treino e de jogo melhore. É um conjunto de informações coletadas, desde a parte nutricional, de prevenção de lesões... Tudo isso serve para direcionar um trabalho que será feito pelo atleta. Com essas informações, fazemos ajustes de disfunções físicas. Alguns ajustes de intensidade e volume de treino. Isso faz com que a carga de treino seja a ideal para cada atleta. Isso diminui o risco que o atleta corre de sofrer uma lesão no treinamento ou no jogo", disse Antonio Carlos.

Quem estava afastado por conta de uma lesão e acabou perdendo os últimos jogos é o atacante Gustagol. O problema, no entanto, foi causado durante uma chegada de um adversário, que causou uma entorse no seu joelho. A expectativa é de que ele retorne já neste domingo para a disputa das quartas de final do Paulistão.

Veja mais em: Departamento Médico e Treino do Corinthians.

Veja Mais:

  • Augusto Melo e Sergio Moura ouviram as cobranças da Gaviões da Fiel nesta quinta-feira

    Veja os assuntos cobrados pela Gaviões da Fiel em reunião com diretoria do Corinthians

    ver detalhes
  • Com retorno de zagueiro, Corinthians inicia preparação para enfrentar o Fluminense no Brasileirão

    Com retorno de zagueiro, Corinthians inicia preparação para enfrentar o Fluminense no Brasileirão

    ver detalhes
  • Corinthians ocupa a terceira colocação do Grupo F após derrota na Argentina e empate do Racing, nesta quinta-feira

    Corinthians sai da zona de classificação da Sul-Americana após terceira rodada; veja tabela

    ver detalhes
  • Corinthians ainda tem valores a receber por Felipe Bastos

    Balanço aponta valores que o Corinthians ainda tem a receber por venda de jogadores; confira cifras

    ver detalhes
  • Rodrigo Richard (com a mão levantada) é o novo reforço do Corinthians para o Sub-17

    Corinthians contrata novo zagueiro para o Sub-17 e chega a 27 reforços para as categorias de base

    ver detalhes
  • Duílio explica dívidas com elenco

    Ex-presidente do Corinthians comenta risco de rebaixamento e explica dívidas por direitos de imagem

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: