Venha fazer parte da KTO
x

1977 - Corinthians 1x0 Ponte Preta

1977 - Corinthians 1x0 Ponte Preta
Com a vitória, o Corinthians interrompeu um jejum de 22 anos, oito meses e sete dias sem títulos importantes
Morumbi
,
Escudo do Ponte Preta Ponte Preta
0 x 1
Corinthians Escudo do Corinthians

Ficha Técnica

Placar: Corinthians 1 x 0 Ponte Preta

Data: 13.out.1977

Estádio: Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi)

Campeonato: Paulista

Público: 86.677 pagantes, 93.573 total

Escalação: Tobias; Zé Maria, Moisés, Ademir e Wladimir; Ruço, Basílio e Luciano; Vaguinho, Geraldão e Romeu.

Técnico: Oswaldo Brandão.

O Corinthians passou por um episódio frustrante ao perder o título do Campeonato Paulista de 1974 para o Palmeiras. A derrota custou a cabeça de um ídolo, o Rivellino. A torcida, que só crescia, estava ressabiada com o time. Chegaram, então, as finais do estadual de 1977, a equipe ganhou a primeira partida por 1 a 0 com gol de Palhinha. Depois, perdeu a segunda por 2 a 1. Dessa vez, o tento foi de Vaguinho. O terceiro jogo, portanto, decidiria tudo.

Mais de 86 mil pagantes foram até o estádio do Morumbi para assistir ao último e decisivo duelo. Vale lembrar que, no confronto anterior, foram mais de 138 mil pagantes, recorde absoluto do local. Oswaldo Brandão, técnico do último título corinthiano do torneio em 1954, foi contratado pra levar o Timão de volta ao triunfo. Segundo conta o Pé de Anjo, na manhã da partida, o treinador entrou no quarto e disse: “Basílio, eu vi. Você vai fazer o gol do título”.

O plantel vitorioso tinha como titulares Tobias; Zé Maria, Moisés, Ademir e Wladimir; Ruço, Basílio e Luciano; Vaguinho, Romeu e Geraldão. Ao longo do duelo, três jogadores foram expulsos. Pelo lado do Corinthians, Geraldão levou cartão vermelho, enquanto Rui Rei e Oscar foram os atletas punidos da Ponte Preta.

A decisão teve um clima tenso, mas várias oportunidades de gols foram criadas para as duas equipes. Faltando oito minutos para o fim do tempo regulamentar, Basílio balançou as redes e fez um dos tentos mais comemorados da história do Corinthians. A tentativa do Pé de Anjo foi a única que entrou naquele 13 de outubro. 

O lance começou numa falta pela ponta direita, em que Zé Maria cobrou na área. Basílio resvalou de cabeça e a bola sobrou para Vaguinho, que chutou forte na trave. A pelota voltou na direção de Wladimir, que cabeceou com força. O zagueiro Oscar salvou em cima da linha, mas a sobra ficou com Basílio, que encheu o pé, de perna direita, e marcou. Com isso, o placar ficou em 1 a 0 para o Timão. Assim, a torcida ficou na espera do apito final para, enfim, soltar o grito de campeão, preso desde 1954.

Comentários

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de jackckbar barnes (jack barnes)

    Jackckbar 4 comentários

    40º. @jackckbar-barnes-jac em

    Com sinceridade, mesmo Timão tendo Libertadores, 2 mundiais, 7 brasileiros e tantos outros títulos, pra mim (pelo contexto histórico) esse é o maior título da história do Corinthians, tipo... Ficar 24 anos sem ganhar um título é muito tempo, imagina o tanto de gente que nasceu, viveu e morreu sem poder ver o Corinthians ganhar um único título, eu por exemplo nem tenho isso de vida kk, ainda é algo muito louco pra mim, que eu só ter a real noção de tempo daqui uns 6 anos (isso se eu viver até lá kkk)

  • Publicidade

  • Foto do perfil de Mauro Sclafani

    Mauro 7 comentários

    39º. @mauro-sclafani em

    Jogo inesquecível, lembro do meu pai do meu lado, eu com 10 anos assustado, vi gente chorando, gente passando mau aqueles fogos, mas a emoção até hoje choro, hoje meu pai se foi mas sei que era um ilustre corinthiano

  • Foto do perfil de Wilson

    Wilson 43 comentários

    38º. @wilson.aparecido.col em

    Esse fica para sempre para a história do cortinthians, foi o título mais sofrido, depois de 20 anos sem gritar é campeão, depois virou rotina, mas de 1977 esse marcou muito, vibtei mais em 1977 com o gol do mundial, alias somos BI Mundial,

  • Foto do perfil de Wilson

    Wilson 43 comentários

    37º. @wilson.aparecido.col em

    Boa noite, esse osmar Santos, e que golllllllll corrinthiiasn, gol do título, 1977, emoção pura, nunca, nunca, nunca, o povo viu isso coisa linda, esse é o povo cortinhians é alma, raizes, de cortinthias, cidade de preto e branco, Corinthians basilio basilio 37 minutos do segundo no morumbi a casa d corinthiano, arrancada do perú do alvinegro, isso é cortinthians, não precisa ser craque tem que ter raça e vontade,

  • Foto do perfil de Alexandre

    Ranking: 26º

    Alexandre 23235 comentários

    36º. @alexandre.sccp1 em

    Todos os títulos o mais importante. Depois dele vários outros vieram, ganhamos o Brasil, a AMÉRICA, o MUNDO 2 vezes
    Vaaaaaaaaaaaaaiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii CORINTHIANS