Venha fazer parte da KTO
x

Democracia Corinthiana

Democracia Corinthiana
A união dos jogadores era o ponto forte da Democracia Corinthiana
Foto: Reprodução/Corinthians

Em meio à ditadura militar, iniciou-se no Corinthians o período denominado de Democracia Corinthiana. O movimento, que durou de 1982 até 1984, foi encabeçado por jogadores consagrados, como Sócrates, Wladimir, Casagrande, Biro-Biro, Zé Maria e Zenon.

Conquistas do movimento

Apesar de ter durado apenas dois anos, a iniciativa provocou mudanças estruturais importantes no clube. Assim, todos os funcionários tinham o mesmo peso em seus votos e opiniões. Desde as contratações, local de concentração e escalações, até as regras internas eram democraticamente decididas.

Depois de uma campanha ruim em 1981, o primeiro ano da autogestão ajudou a recuperar a situação do time em campo. O treinador Mário Travaglini viu seus comandados chegarem até as semifinais do Campeonato Brasileiro e faturarem o Campeonato Paulista.

Emenda Dante de Oliveira

A luta não parou por aí. Não bastava que a democracia reinasse apenas dentro do Parque São Jorge. O próximo passo era colocar um ponto final na repressão vivida em todo o país. Com isso, os integrantes do movimento participaram do comício pelas Diretas Já e reivindicaram a aprovação da Emenda Constitucional Dante de Oliveira.

A emenda propunha, entre outras coisas, que as eleições presidenciais fossem realizadas por voto direto em novembro de 1984, algo que não acontecia desde 1960. Em um de seus discursos, inclusive, Sócrates declarou que, caso a emenda fosse aprovada, ele ficaria no Timão. No entanto, seu plano foi frustrado e o ídolo alvinegro foi para a Fiorentina, da Itália.

Ídolos da Democracia Corinthiana

O fim

Depois disso, a Democracia Corinthiana foi se desfazendo. Casagrande também se despediu do clube e foi para o rival São Paulo. Em 1985, o então presidente Waldemar Pires tentou lançar Adilson Monteiro Alves como seu sucessor, mas foi derrotado na eleição. Quase 40 anos depois, Duilio Monteiro Alves, filho de Adilson, se tornaria presidente do Corinthians.

A derrota de Alves colocaria a pá final no movimento. Ele foi uma figura fundamental para a implantação das ideias, até então, revolucionárias. O diretor de futebol costumava se reunir com os jogadores mais politizados. Logo, ficou convencido de que as opiniões dos atletas e demais colaboradores da equipe deveriam ser ouvidas pela diretoria.

Adilson Monteiro Alves foi diretor na época da Democracia Corinthiana

Apoiadores importantes

O movimento ganhou a simpatia de outras pessoas influentes. Os principais exemplos são a cantora Rita Lee, o jornalista Juca Kfouri, além dos publicitários Boni e Washington Olivetto. O último, aliás, assumiu o marketing corinthiano e dispensou receber salário por isso. Foi ele quem nomeou a iniciativa como Democracia Corinthiana.

Rita Lee foi uma apoiadora da Democracia Corinthiana

Comentários

  • Comentários mais curtidos

    Guerrilheiro
    Foto do perfil de Guerrilheiro

    Ranking: 398º

    Guerrilheiro 3781 comentários

    @1977semprefiel em

    Meu orgulho, alguns os pais estavam mas EU ESTAVA lá e torci muito com esta DEMOCRACIA e sinto falta de mentes intelectuais iguais Sócrates e Wladimir, duvido se fosse hoje se eles não iam protestar contra o ladrão de medalhas que se apossou da CBF, contra esta maratona cruel de jogos INÚTEIS. Guardo com muito orgulho e muito bem guardado camisas autografadas por toda democracia e muitas fotos com todos eles, com o Biro Biro cheguei a ir a uma igreja evangélica com ele, gente sem igual.

  • Paulo Sergio
    Foto do perfil de Paulo Sergio

    Paulo 1 comentário

    @paulo.sergio.tricame em

    Por altrura do Mundial assisti uma reportagem sobre o Corinthians na TV diriguida por Cantona.Se já tinha o maior respeito por Socrates ao tomar conhecimento do movimento "democracia Corinthiana" tudo ficou maior ainda.Nao sou brasileiro.Sou de Mocambique e meu clube la também e popular e se destaca por sua representacao social.Me ajude a comprar uma camisete com alusão a esse período da democracia Corinthiana.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Rafael
    Foto do perfil de Rafael

    Ranking: 4133º

    Rafael 514 comentários

    33º. @rafael.zona.sul em

    Corinthians é muito além do futebol, um clube que foi fundado por operários, o time do povo é o Coringão!

  • ???caiobinha
    Foto do perfil de ???caiobinha

    ???caiobinha 2 comentários

    32º. @caiobinha em

    Meu time é M. C. = Maria Clara Gol

    Guto 10= Augusto Ala Dir

    RN9 = Regis Nalin Pivô

    Thigo= Thiago Fixo

    Caiobinha = Caio Gênio Ala Esq

  • Emmyle
    Foto do perfil de Emmyle

    Ranking: 45ª

    Emmyle 1065 comentários

    31º. @emmyle.guedes em

    Hoje em dia colocaram a democracia lá onde vocês sabem... E tem gente que apoia ainda.

  • Rodrigo
    Foto do perfil de Rodrigo

    Ranking: 713º

    Rodrigo 2416 comentários

    30º. @vamo.meu.povo em

    Fico muito incomodado quando assunto delicados são colocados a frente para esconder certas realidades, ex. Bolsa família usado no marketing como ajuda humanitária mas no fundo mesmo são votos de cabresto, ninguém preocupado de verdade com os pobres, aja vista, nível escolar, saúde...coisa realmente importante para o futuro dessas pessoas.
    A democracia corinthiana tem muito disso, jogadores excelentes e que ganharam poucos títulos para o clube, e porque? Falta de compromisso, sem treino, baladas...etc usaram um tema para benefícios próprios e não do clube, casa grande por exemplo, saiu para o rival, será mesmo que ele estava preocupado com o Corinthians?
    Sinceramente, não vejo nada em que se orgulhar nesse movimento, dou mais valor no profissional trabalhador do que no talentoso, vide CR7 x Neymar, primeiro um exemplo de atleta o outro sem comentários.

  • Alexandre
    Foto do perfil de Alexandre

    Ranking: 26º

    Alexandre 23235 comentários

    29º. @alexandre.sccp1 em

    Momento histórico do CORINTHIANS