Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

O Marcelinho Carioca era um meia que jogava aberto! (Texto longo).

Tópico popular Entenda as regras
Foto do perfil de Tatiane

Ranking: 9º

Tatiane 10.085 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 27/05/2019 às 10:12
Por Tatiane Prado (@tatiane.prado1)

O sentido dessa afirmação, está relacionado a discussão muito grande existente aqui no fórum.

Porque todo meia que joga pelos lados tem sido chamado de ponta, apenas e tão somente porque não está centralizado e que isso é um erro e etc...

Isto é na minha opinião, retrógrado, e uma visão limitada das opções e oportunidades que se pode fazer com um jogador no seu posicionamento.

Pra falar do Pedrinho e do Matheus Vital, tive que fazer essa ilação sobre o Marcelinho, e vir recapitulando momentos que vários jogadores, que são meias fizeram funções pelo lado do campo.

O Marcelinho se sentia muito confortável jogando pelo lado, fazendo o movimento em diagonal, deixando o centro do campo em um primeiro momento para o Souza (1995/1997) e depois para o Ricardinho (1998/2001).

E basicamente o que diferencia um ponta de um meia, e capacidade de passar a favor do meia, e a capacidade física e profundidade do ponta (fazendo mais a linha de fundo).

Zinho e Mazinho fizeram isso na copa do mundo de 1994.

Por outro lado, que se detona fisicamente e é desumano pra um meia fazer isso também é uma verdade.(Principalmente quando o time está desequilibrado e desorganizado).

Porém foi exatamente essa função que o Jadson fez em 2015 com o Tite, deixando o Renato Augusto com maior liberdade por dentro.

E isso não necessariamente bloqueou o Jadson em sua liberdade de criação e movimentos, a não ser pela parte defensiva.

Pra que dê certo depende do equilíbrio das funções divididas para todos.

David Silva e Bernardo Silva fazem isso no Manchester city atual.

Assim como no passado Beckham jogava dessa forma, aberto pelo lado direito também.

Precisa pensar fora da caixinha abrindo mais opções.

O que acontece que ora muitos jogadores é um aprendizado, e leva tempo.

A maior disciplina é mais no sentido defensivo, porque a recomposição é necessária e fazer de maneira ordenada.

Com um meia pelo lado você não centraliza tanto o jogo (tirando a pressão da marcação por aí)... Abrindo opções pra volantes infiltradores como Paulinho, Elias e agora Júnior Urso.

Acho que até aqui o Pedrinho não se mostrou completo jogando pelo lado.(Porém caminha mesmo que lentamente pra ser o líder técnico desse time)...e daria essa 'mordomia' de jogar ele por dentro e o Vital sendo o 'sacrificado' pelo lado.

Mas o Matheus Vital tem mostrado pouco a pouco uma evolução no jogo de ontem isso se mostrou claro com sua velocidade pelo lado.

É difícil pra um jogador veloz jogar por dentro, porque bate de frente com 2 volantes, ou até 3 voltantes, alguns casos.

Então meu entendimento é que nossa melhor opção a médio prazo seria o Pedrinho por dentro e o Vital no lado oposto do Clayson ou do Everaldo.

Não entendendo da forma que muitos dizem que é um desperdício jogar com um meia pelo lado, afinal se o Marcelinho não jogasse por alí ele não teria consagrado Viola e Luizão só pra citar jogadores que aproveitavam seus cruzamentos.

Um detalhe importante é que se formos simplistas e jogarmos com 3 atacantes e 1 meia você acelera muito o jogo, e isola demais o único meia (não é certeza de dar errado, porém arriscado).

O Douglas no time do Ronaldo fenômeno, conseguiu jogar sozinho como meia, o que nos mostra uma exceção por exemplo.

Completando o time Jorge Henrique e Dentinho pelos lados.

Estar pelo lado do campo não impede descolamento e trocas com outros jogadores, Durante a partida, pra surpreender a marcação, a disciplina maior como já disse é na parte de recomposição.

Importante dizer que comparar funções não é o mesmo que comparar qualidade de atletas...que isso fique bem claro.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico