Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Não existe profundidade com pés trocados

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Vinicius

Ranking: 1.227º

Vinicius 2.582 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 22/07/2019 às 08:29
Por Vinicius Rebouças (@vinicius.reboucas1)

Não existe profundidade com pés trocados

Canhoto aberto na direita e destro aberto na esquerda é um estilo mais velho que a moda de cuspir ou a posição de... Enfim, nada vanguardista. O técnico que opta por isso é geralmente tem em mãos jogadores velozes, habilidosos e, principalmente, de pontaria perfeita.

Afinal, não existe profundidade com pés trocados. Porque o jogador sempre vai puxar para a perna boa, ou seja, para o meio, e tentar a batida ou um passe para o central, ou uma elevação pouco contundente para o centroavante que estará de costas para o gol. Afunila a jogada sempre. Atrasa o ataque.

Quando o jogador não puxa para a 'perna boa' e leva a bola até a linha de fundo, abre-se três opções: rifar um cruzamento com a 'perna ruim'; atrasar (de novo) o lance para voltar um passo e cruzar com 'a boa'; tocar a chegada do lateral. Todas três são opções ruins. Matam a relação velocidade/precisão. Quando rápido, é torto, para fora ou na cabeça do zagueiro. Quando é preciso, é lento o suficiente para a recomposição defensiva do adversário e tira o ímpeto (e a força na batida ou cabeceio) do finalizador.

É por isso que a necessidade de laterais que apoiam, nessa formação, é enorme. E se os laterais não fazem isso, o esquema desaba. Porque o centroavante nunca receberá dos pontas um cruzamento rápido e preciso, nas costas da marcação e de frente para a meta.

O Bayern de Jupp Heynckes faturou a tríplice coroa, antes da chegada de Guardiola, jogando dessa forma. A diferença é que havia uns tais de Arjen Robben e Franck Ribéry no time. O homem a ser servido era ninguém menos que Thomas Müller, jogando atrás de um Mandzukic (ou Mário Gomez), taticamente essenciais para puxar marcação e fazer o pivô, mas isolados entre os marcadores adversários.

Precisão é o nome dessa formação.

É isso que Carille tenta, sem sucesso, copiar. Algo que já passou e não funciona mais. Algo que funcionou pelas exímias qualidades de chute, do Robben, e de assistências, do Ribéry. Capitalizadas por Müller no auge da forma. Precisos e rápidos.

Não é o caso de Clayson, Sornoza e, infelizmente, Pedrinho, apesar de ser o único com qualidade técnica (e apoio do lateral) suficiente para dar cabo dessa demanda no Corinthians.

A qualidade de finalização nesse time está, exclusivamente nos currículos dos centroavantes. Jadson é a exceção. Mas está fora de forma. Então, quando se tem Vagner Love, Boselli e Gustavo dentro da área, e falta um Jadson (no áuge) pelo meio, pés trocados não é a melhor opção.

Nessa hora, menos é mais. É só fazer o simples, Carille. Inverte os pontas...

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Wellington Bueno

Wellington 94 posts

@wellington.bueno3 em 22/07/2019 às 11:36

A analise é boa, entendo que do lado direto, a função do Pedrinho de pé trocado funciona bem, pois o Fagner precisa de espaço para ir até a linha de fundo. Quando temos um lateral que avança muito e um ponta muito agudo, eles tendem a bater cabeça.

Já na esquerda, o problema é o Clayson, que não coordena com o Avelar. O Avelar passa toda hora e não recebe do infeliz do Clayson, que corta pra dentro. Quando o Avelar recebe dele, é sempre um passe merda de lado, o que tira toda a velocidade da jogada. O Avelar nunca recebeu um passe em profundidade do Clayson. Isso faz com que o Avelar tente cruzar de qualquer posição, o que facilita pra zaga adversaria.

Enfim, Clayson precisa de um cérebro novo, pois ele não consegue correr e pensar. Até tem habilidade, mas não sabe jogar para o time. Com isso, atrapalha o Sornoza e o Avelar.

Abraços

Foto do perfil de Fábio De Carvalho

Ranking: 148º

Fábio 11.066 posts

@fabiomcbaltz em 22/07/2019 às 11:06

Perfeito. É triste ver Pedrinho limitado a cruzar no segundo poste depois de puxar pra dentro.

Eu ainda adicionaria o fato de que nossos extremos jogarem mais recuados do que estes citados por ti, e de ficarem também muito colados nas laterais. No caso de um improviso, como uma entrada por dentro, a diagonal esta sempre mais longa. Nunca temos a possibilidade do tal do 'facão'.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Oilson Amorim Dos Reis

Ranking: 1º

Oilson 105.763 posts

@reyes em 23/07/2019 às 12:29

Complicado.

Foto do perfil de Duga Shimizu

Ranking: 192º

Duga 9.790 posts

@duguinha2shae em 23/07/2019 às 12:27

Quando usa meias para armar a partir da beirada, necessita de laterais fisicos que gerem amplitude e profunidade lateral

Utilizacao de meias por dentro também foi em epocas de Tite em 16

Contrataram Marlone, Marquinhos Gabriel e Giovanni (meias que tendem a afunilar jogadas por dentro) criando volume por dentro mas pouca verticalidade

Por isso necessidade de ser cirurgico quanto as caracteristicas que encaixem ou complementem..

Se vai usar apoio do lateral e ponta...ha necessidade de encaixar os movimentos dos dois...

Se ponta fica fixo na beirada, necessário que o lateral seja de apoio interior para não trafegar mesmo espaco..

Se temos lateral de forte presenca no apoio pelo flanco que busca fundo e cruzamento, o ponta (seja atacante ou meia) precisa flutuar para abrir o corredor...

Foto do perfil de Pedro Toledo

Ranking: 5.266º

Pedro 492 posts

@pedro.toledo2 em 23/07/2019 às 12:22

Um uma solução sem alterar muito o time, seria colocar o Sornoza pela direita vindo pra dentro, como ele foi bem na Libertadores, e o Pedrinho pela esquerda, já que ele corta pra dentro e não finaliza, é mais fácil cortar para o fundo pra cruzar. Aí dá pra jogar com dois atacantes, Love e Boseli. E tira o Clayson do time.

Foto do perfil de Michel Prigol'

Ranking: 234º

Michel 8.887 posts

@corinthiano.michel em 23/07/2019 às 11:35

Qualquer 'tática', qualquer jogada já é a cópia da cópia de coisas que são feitas a décadas.

O Carille está copiando tanto quanto o Guardiola, assim como no passado já copiaram, tudo já foi testado.

Futebol velho, só tem 2 fatores:

Qualidade da equipe x entrosamento.

O resto é treinamento padrão que é dado por todos os eficientes técnicos do século XXI.

Publicidade

Foto do perfil de João Henrique Azevedo

Ranking: 79º

João 16.390 posts

@joao.henrique.azeved em 23/07/2019 às 11:25

Cara, sim pra dar profundidade com o avelar em campo o cara que joga do lado dele tem que ser canhoto, já o Pedrinho funciona bem com o Fagner que ultrapassa bastante.

Foto do perfil de Fantasma Alvinegro

Ranking: 9.095º

Fantasma 200 posts

@fantasma.alvinegro em 22/07/2019 às 21:14

O problema do Clayson vai além dos pés trocados, são os dois pés esquerdos.

Foto do perfil de Anisio Molim

Ranking: 142º

Anisio 11.468 posts

@amoamolim em 22/07/2019 às 19:07

Meu caro Vinícius, fiz um comentário com esse ângulo que você aborda, lá pelo idos titeniano com o menino Malcom pela direita. Isso inclusive no auge do Bayern com essas duas figuras exemplares de pés trocados (assim como Zé Sergio primo de Rivelino nos Bambis nos anos 70, veja você como isso é antigo).

E o comentário ia muito nesse sentido de pés trocados que eu dizia que não era uma coisa inédita, revolucionária, e sim que poderia ser feito em algumas circunstâncias da partida para tentar desviar o foco dos adversários em geral laterais, que truncavam as possibilidades por ali pelas beiradas, e com a troca, diminuiria também o impacto da truncagem do pé trocado dos laterais. Pois é, uma via de duas mãos. Pés trocados por pontas e laterais adversários.

Isso era um forma apenas de diminuir tensões e quem sabe numa jogada de puro talento individual, pudesse resultar em gol.

Carille como sabemos, é aluno de mano e Tite, aliás, por ocasião, porque pelo que sei, nenhum dos dois o requisitou para auxiliar.

Ficou e aprendeu a montar times pela defesa como é a principal característica desse dois picaretas do futebol (seriam assim tratados, se chegassem na Europa para fazer esse futebolzinho mequetrefe de picaretagem) que só da certo num futebol como é o nosso à sala da UTI, a mais de uma década.

Então, esses caras tem mania de colocar pontas com pés trocados como forma de esquema tático, que não tem nada de tático, pois, as opções que temos para tal serviço, além de exigir muita habilidade, velocidade e uma quantia grande de inteligência, coisa que nenhum dos dois elementos que executam isso no Corinthians como forma de esquema tático, são sofríveis nesses quesitos, principalmente de inteligência. Pedrinho talvez tenha um centímetro mais de inteligência do que Clayson, mas, não o suficiente para dar conta da função de 'pé trocado'. Os dois são franzinos, não aguentam o corpo a corpo, ao contrário, de Ribery e Robben. Vez ou outra, se via o rosto em sangue de Ribery com as marcas do futebol, e Robben com suas pernas.

Penso que é um tremendo engano que esse picareta auxiliar faz com esses dois jogadores, Pedrinho principalmente, que eu levo um centímetro a mais de fé, mas, no meio campo e nada pelas beiradas, pé trocado, esse poha, inventada por esse picareta, do que o cisca-cisca-clayson, que na minha visão se fosse vendido, seria muito melhor para o Corinthians, por menos que fosse, daria muito mais benefício, de uma vez que o diretor de finanças do Clube disse que temos que vender algo em torno de 44 milhões esse ano.

Pega uns 4/5 Claysons e está ai a receita de que precisa.

Foto do perfil de Thiago Silva

Ranking: 1.542º

Thiago 2.096 posts

@thiago.henrique.dos. em 22/07/2019 às 16:45

A ideia dos pontas com o pé trocado é que eles, ao puxar para o meio pra usar a perna boa, atraiam a marcação e liberem o corredor para o lateral passar.

Se isso não acontecer, é inútil mesmo.