Venha fazer parte da KTO
x
Jogo ruim, placar que não inviabiliza a classificação
Walter Falceta

Walter Falceta Jr. é paulistano, jornalista, neto de Michelle Antonio Falcetta, pintor e músico do Bom Retiro que aderiu ao Time do Povo em 1910. É membro do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

ver detalhes

Jogo ruim, placar que não inviabiliza a classificação

Coluna do Walter Falceta

Opinião de Walter Falceta

2.4 mil visualizações 64 comentários Comunicar erro

Jogo ruim, placar que não inviabiliza a classificação

Cassio: salvando o Timão mais uma vez

Foto: Reprodução Fox Sports

1) Cássio? Monstro! O melhor em campo, praticou quatro defesas difíceis e duas dificílimas. Sem sua intervenção, o Corinthians estaria praticamente eliminado da Libertadores 2018.

2) Início inspirado do Corinthians, com dez minutos de posse de bola e bom volume de jogo. Jadson fazia girar a catraca do meio de campo, distribuindo as jogadas com rapidez e precisão.

3) A partir dos dez minutos, no entanto, o Colo Colo subiu a marcação e grudou um de seus volantes no meia corinthiano. O Corinthians não soube safar-se dessa armadilha. Loss viu travar-se a engrenagem que fazia funcionar o seu 4-2-3-1.

4) O Colo Colo segue a receita do típico jogo de Libertadores em casa. Nem sempre a marcação é alta, mas é sempre justa e intensa. Jogador colado em jogador, com muito contato físico.

5) Há também a encenação do fator casa. Cada queda do time chileno era teatralizada e seguida de escandalosa reclamação da torcida. Valdívia passou uma eternidade confabulando com o confuso Wilmar Roldán, um bom árbitro em má fase. Deixou de marcar um pênalti de Danilo no segundo tempo. Um alívio para a Fiel.

6) Valdivia praticou boxe em campo, pelo menos em duas oportunidades. Não foi expulso. Deveria ter sido. Gabriel, mais uma vez, ingênuo e afoito.

7) Gabriel que, aliás, ainda não estabeleceu uma devida conexão com Douglas, ao qual falta experiência e intensidade.

8) Depois da expulsão, perdeu-se definitivamente a formação original. Romero passou também a cobrir as laterais. O Timão perdeu sua referência de ataque. Sheik e Fagner avançaram em lances promissores, mas logo se viram sem opções para o passe ou cruzamento.

9) Mais uma vez, o defensivismo de Loss se deu tanto por estratégia quanto por necessidade. Falta, no entanto, a opção do contra-ataque. O primeiro chute a levar real perigo ao gol chileno ocorreu aos 33 minutos do segundo tempo.

10) O Corinthians disputa a Libertadores heroicamente, depois do desmanche irresponsável promovido pelo cartola Andrés Sanchez, enrolado em uma gestão financeira confusa e amadora. Para um torneio desta grandeza, teria sido fundamental, pelo menos, manter na zaga o paraguaio Balbuena, aquele que mais faz falta ao esquadrão mosqueteiro.

11) Jogo ruim, com resultado satisfatório se consideradas as circunstâncias. O Corinthians, com apoio massivo da torcida, tem condições de obter a classificação em Itaquera. Mas é preciso soltar a voz e fazer de nossa casa um caldeirão.

* Realizei uma mudança no título, em cuja primeira versão citava o resultado "satisfatório" diante das circunstâncias. Alguns leitores, no entanto, interpretaram como se estivéssemos contentes com a derrota, o que não condiz com nosso sentimento.

Veja mais em: Libertadores da América.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Walter Falceta

Por Walter Falceta

Walter Falceta Jr. é paulistano, jornalista, neto de Michelle Antonio Falcetta, pintor e músico do Bom Retiro que aderiu ao Time do Povo em 1910. É membro do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

O que você achou do post do Walter Falceta?