Venha fazer parte da KTO
x
O modelo vigente: perder fora de casa
Walter Falceta

Walter Falceta Jr. é paulistano, jornalista, neto de Michelle Antonio Falcetta, pintor e músico do Bom Retiro que aderiu ao Time do Povo em 1910. É membro do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

ver detalhes

O modelo vigente: perder fora de casa

Coluna do Walter Falceta

Opinião de Walter Falceta

2.2 mil visualizações 58 comentários Comunicar erro

O modelo vigente: perder fora de casa

Corinthians: estruturalmente desfalcado, desorganizado e mal gerido

Foto: Reprodução Premiere

1) O Corinthians se arrasta no Brasileiro. Responsabilidade, sobretudo, da gestão de Andrés Sanchez, incapaz de manter um time competitivo, subserviente ao projeto dos agentes tubarões que transformaram o Parque São Jorge em um feirão permanente de atletas.

2) Vende-se de tudo, baratinho. Ganham os nababos atravessadores do esporte. Negócios da China. Noites das arábias.

3) Caberia, aliás, ao presidente do clube lutar para que sejam realizadas novas eleições. Imediatamente. Não há dúvida de que o pleito deste ano está manchado por gravíssimas irregularidades. O Ministério Público define que não se constituiu em processo "íntegro, seguro e confiável", conforme atestam as investigações do Instituto de Criminalística.

4) Há anos ouvimos o cantilena embromatória do presidente: "não tem como segurar". Esse modelo, vale aparentemente para o Corinthians, que prima pelas multas irrisórias e pelo padrão "vitrine" de boleiros. O que se poderia exigir, neste sábado, de um atleta de criação com a cabeça na terra dos faraós?

5) Em campo, o Corinthians seguiu obedientemente sua pobre cartilha de visitante. Recua, abdica do jogo ofensivo e, inevitavelmente, sofre o gol. Fora de casa, não jogou como sempre, perdeu como sempre.

6) Sofre tremendamente a zaga, que tinha como sua grande referência o paraguaio Balbuena. Sofre a lateral esquerda, ainda sem titular confiável. Sofre o meio de campo, em decomposição. Sofre o ataque, sempre em teste, eternamente provisório.

7) Quando anotou seu primeiro gol, o adversário atacava havia quase dez minutos. O Corinthians era incapaz de engatar um contra-ataque. Cedia escanteio atrás de escanteio. E mais uma vez o time mosqueteiro falhou no fundamento de cobertura aérea. É outra imperfeição convertida em modelo desde o ano passado.

8) Atrás no placar, o time de Loss não reagiu. Desorganizado, linhas espaçadas, atletas irritados, viu o time da casa seguir no ataque. Diante da TV ou escondido nas arquibancadas, entre os tricolores, o torcedor já antevia o resultado da peleja.

9) Na frente, raras investidas morriam nos pés de Marquinhos Gabriel, atleta que tem enorme dificuldade para levantar a cabeça, ler o jogo e servir seus colegas. Em geral, é desarmado ou enrola-se com um defensor.

10) Jogada estranha de Gabriel no segundo gol sãopaulino. Mais do que a falha individual, exibe um time taticamente desorganizado, com buracos enormes em campo, e que ainda pode sofrer muito neste Brasileiro.

11) Que a torcida do Corinthians faça a diferença no restante desta temporada, especialmente em Itaquera. O grito da Fiel é o que pode oferecer um diferencial de auxílio ao time de Loss. Que nada se aguarde dos mascates de jogadores que se mantêm no poder.

Veja mais em: Majestoso.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Walter Falceta

Por Walter Falceta

Walter Falceta Jr. é paulistano, jornalista, neto de Michelle Antonio Falcetta, pintor e músico do Bom Retiro que aderiu ao Time do Povo em 1910. É membro do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

O que você achou do post do Walter Falceta?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Neyjhy

    Ranking: 274º

    Neyjhy 4673 comentários

    @neyjhy em

    Concordo plenamente com esse texto!

    O discurso ridículo do vagabundo picareta do presidente dizendo "não tem como segurar" só serve para o Corinthians, pois nos outros clubes eles fazem de tudo para vender caro seus jogadores, mas no Corinthians chega com um caldo de cana e 2 pastéis que fica tudo certo entre amigo$$$!

  • Foto do perfil de JAFÉ

    Ranking: 72º

    JafÉ 11182 comentários

    @jahfe em

    Andrés é maior culpado por isso e para os que pensam que ainda vai melhorar eu sugiro que se preparem para o pior.
    LOOsser fica e Fagner daqui a tempo também parte rumo a itália e esse safado do Andrés ficará dando entrevistas se fazendo de vítima e colocando o desvio da entrevista falando dos outros clubes.

    Somos um time sem graça, sem brilho, sem vontade e sem a menor condição de brigar pelo título e não se espantem com briga para não cair para segunda divisão!

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Fabricio

    Ranking: 23º

    Fabricio 25907 comentários

    45º. @alemaoocz em

    Infelizmente esta é a realidade atual.
    "Parque São Jorge em um feirão permanente de atletas",
    Abç.

  • Foto do perfil de Ramon

    Ranking: 27º

    Ramon 22956 comentários

    44º. @ramon.felipe1 em

    Ou a gente começa a cobrar fortemente na Arena e no CT ou a coisa toda vai desandar...

  • Foto do perfil de jose

    Jose 161 comentários

    43º. @euripes em

    Tem algo de muito extranho no Corinthians, pois dividas todos os clubes do Brasil tem, e muitos mais do que nosso clube.Oque não da pra entender e este costume do nosso presidente de colocar todos os jogadores á venda, como pode um elenco estar focado no jogo se fora do campo seus representantes estão negociando para o exterior.

  • Foto do perfil de Joslair

    Ranking: 480º

    Joslair 3343 comentários

    42º. @joslair.mendes em

    Estamos afundando aos poucos mas ainda da tempo de reagir só falta o presidente ver isso também

  • Foto do perfil de Poderoso

    Ranking: 2785º

    Poderoso 780 comentários

    41º. @willian.de.almeida em

    Nessa hora eu pergunto: cadê as organizadas? O melhor remédio é a prevenção. Vão esperar o Tim? O cair pra protestar? O mais triste é ver o time do São Paulo, que não passa de um medíocre, ganhar moral e se fortalecer em cima de nós, que aliás, é de praxe deles. Só crescem quando outros especialmente o Corinthians, se enfraquecem.