Venha fazer parte da KTO
x
Que gostoso! Tá sentindo aí também?
Lucas Faraldo

Editor e apresentador no canal do Meu Timão no YouTube

ver detalhes

Que gostoso! Tá sentindo aí também?

Coluna do Lucas Faraldo Knopf

Opinião de Lucas Faraldo

5.2 mil visualizações 40 comentários Comunicar erro

Que gostoso! Tá sentindo aí também?

Torcida do Corinthians certamente vive dias diferentes em relação aos primeiros dez meses de 2019

Foto: Danilo Fernandes/ Meu Timão

Fazia tempo, em Fiel?

O Corinthians está longe de jogar um futebol técnica ou taticamente brilhante. Mas já me parece surpreendente, no intervalo de apenas uma semana, o time ter mudado tanto (e ao mesmo tempo tão pouco) com a troca de Fábio Carille por Dyego Coelho.

Quem sente a novidade na pele é a Fiel.

Foram atuações convincentes contra Fortaleza e Palmeiras. Dois jogos em que o Corinthians não abdicou de jogar, lutar e, dentro de suas limitações, insistir no ataque. Não à toa esse início de semana livre para treinos vem acompanhado daquele cheirinho de "quero mais".

Time perfilado antes de clássico contra o Palmeiras

Danilo Fernandes/ Meu Timão

Fazia tempo que o torcedor não sentia saudade do Corinthians. E agora é esse o sentimento até o longínquo domingo, data do jogo contra o Internacional. Isso passa diretamente pelo futebol agradável que comissão técnica e jogadores propõem (ou deixam de propor) à Fiel.

Quando criticávamos o trabalho de Fábio Carille nessa segunda passagem pelo clube, era basicamente essa a tecla batida com frequência. Não dava para não brochar: se matar para vencer a Chapecoense por placar mínimo? Sair de campo satisfeito com um empate com o Avaí por se tratar de um jogo fora de casa? Tratar com naturalidade uma derrota para o CSA?

O Corinthians estava jogando um futebol chucro. Do dicionário Michaelis:

chucro
chu·cro
adj
1. Diz-se de animal, especialmente cavalo, burro, boi etc., que não é domado ou domesticado; bravio, selvagem.
2. Diz-se do indivíduo sem instrução ou traquejo.
3. Que reage com estranhamento ou que se assusta e se esquiva face a pessoas ou em situações desconhecidas.

Como relatado acima, isso mudou sem muito tempo para treinar. E sem a necessidade de um técnico cheio de repertório aparecer - diria que Coelho é um bom treinador em potencial.

Foram, afinal, mudanças simples as responsáveis por essa significativa alteração de ânimo da torcida: a óbvia definição de Boselli como centroavante titular, a óbvia superioridade ao menos por ora de Janderson em relação a Clayson, o óbvio entendimento de que Pedrinho é meia e não ponta... E o óbvio do óbvio: o objetivo máster no futebol é buscar o gol!

Há também o óbvio peculiar ao Corinthians (e que muita gente parecia ter esquecido mesmo de dentro... do Corinthians!): intensidade e vontade em qualquer lance, dividida, tentativa e até falha. Jogadores, comissão técnica e até dirigentes: sintam o Timão como a Fiel sente.

Já está gostoso sentir saudade do Corinthians, mesmo que não seja (e dificilmente será até o fim do ano) um suprassumo o futebol dos comandados de Dyego Coelho. Mas já é gostoso de ver, ouvir, lembrar, imaginar... Que gostoso sentir o Corinthians!

Tá sentindo aí também?

Veja mais em: Torcida do Corinthians.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Lucas Faraldo Knopf

Por Lucas Faraldo Knopf

Jornalista pela ECA-USP e ex-Esporte Interativo, Jovem Pan e Lance!. Hoje trabalha no Meu Timão. Autor do livro 'Impedimento - Machismo, racismo, homofobia e elitização como opressões no futebol'.

O que você achou do post do Lucas Faraldo?